Damião Alves *
Ali esta a mais triste e doloroso lição de guerra de todo os tempos se é que posso dizer assim. Neste ano o navio Missouri ancorou na baía de Tóquio. Fora à dor, lagrimas e tristezas das pessoas sãs e mutiladas e a morte de mais de 50 milhões delas. A segunda guerra mundial foi um manancial quase infindável de lições para o mundo. È uma fonte inesgotável não só de dor mas também de aprendizado para as gerações vindouras. Porque testou de forma extrema os limites e a fé dos homens .
Aquele 1945, nos mostrou o caminho de encontro a paz. Era uma luta iniciada há oito anos atrás, em meados de 1937. 68 anos se passaram, o mundo jamais poderia ser o mesmo depois dessa devastada guerra. Com toda a sua carga humana a segunda guerra mundial criou oportunidades e dificuldades que não existiam ate então, o sonho de viver livre em outros países e o sentimento de dor e humilhação do pós guerra.
A guerra foi um desastre anunciado, mas não podemos admitir que não nos mostrou o inicio de uma nova era nas ciências tecnológicas, humanas e naturais, nunca tantos países, tivera se envolvido num complexo tão bem montado. Ali esta a mais perfeita e importante missão.
Hoje 68 anos após o termino dos conflitos, avaliar os erros e acertos do passado pode ser de grande valia. Assumir e aprender com os próprios erros foram uma das características mais marcantes de lições da segunda guerra mundial. O mundo demonstrou uma arte essencial para os que comandaram grandes operações e seu apogeu.
* Músico e escritor