Logotipo O Norte
Sábado,20 de Dezembro

Mais respeito ao Norte de Minas

Por Ruy Muniz

Jornal O Norte
Publicado em 19/03/2014 às 08:38.Atualizado em 15/11/2021 às 16:47.

A decisão da secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, de exonerar Iraceníria Fernandes da Silva, que como uma maestrina tão bem regia o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, foi um total desrespeito aos montes-clarenses e porque não dizer, aos nortemineiros. De maneira autoritária e arbitrária ela dispôs de um patrimônio, ela atentou contra a história da nossa região.

Sem qualquer razão meramente defensável, imbuída de  justificativas infundadas, ela dia a dia veio tirando um pedaço de nós. Ao demitir funcionários, ao não garantir as reformas necessárias para devolver o brio e o brilho ao Lorenzo Fernandes, sonho sonhado e realizado pela nossa querida Dona Marina Lorenzo Fernandes, ela não apenas calou as vozes, os sons e as notas musicais que ecoam e sempre ecoaram pelas montanhas de nortemineiras, mas principalmente,  pelas ruas da cidade da arte e da cultura, como está matando gerações e gerações de músicos que sempre se formaram ali.

Ao que parece, a nossa digníssima secretária desconhece que Iraceníria Fernandes da Silva é a alma do Lorenzo Fernandes, desconhece que a história da mulher Iraceníria se mistura à do Conservatório. Foi ela, caríssimo Secretária, que lutou bravamente para que os nossos músicos ganhassem uma nova sede, uma sede digna deles e de tudo que eles representam. Foi ela, que ao longo dos anos, lutou para fazer do Lorenzo Fernandes um centro de referência musical no Brasil e também no mundo. Foi ela, que não deixou morrer o sonho de Dona Marina Lorenzo Fernandes. Foi ela que batalhou para que Montes Claros sempre, e mais e mais, formasse músicos de excelência, que levou o nome da nossa cidade para além das fronteiras, engrandecendo Minas também.

Agora, Sra. Secretária, a senhora vem e dispõe de toda uma história e de toda uma cidade. Dispõe, sem ao menos se dignar a explicações que nos faça entender tamanha loucura. Mas saiba a Sra., que Montes Claros, terra de Tiburtina, de gente valente, não vai aceitar cabisbaixa tamanha afronta. Vamos lutar, vamos resistir, pois queremos ser ouvidos. Queremos ser ouvidos quando a Sra. decidir tratar das coisas que nos é cara à alma, quando o Sra. decidir desfazer da nossa história. Assim como qualquer outra região de Minas, pagamos os nossos impostos, colaboramos para fazer de Minas um Estado progressista e por tudo isso, Secretária Ana Lúcia, EXIGIMOS RESPEITO!
 
RUY MUNIZ

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por