Ajax Amaral
Advogado e escritor
Depois desta de Sarney, a desmoralização baixou mesmo, a política foi para o fundo do poço. Lula que era do PT, agora o PT que é de Lula.
Aloizio Mercadante ranunciou a renuncia, em obediência ao chefão. Só mudou do PT que Lula pertencia para o PT que Lula hoje é dono. Cujo partido tem outra doutrina na atualidade, não é mais a dos trabalhadores e sim das bolsas familias e outras. No plenário não há mais projetos a serem discutidos para aprovação. Há somente cartões vermelhos a serem distribuidos entre os palamentares que não concordarem com os mensalões Como nas partidas de futebol, fez falta na politica, será exspulso.
Simon afirmou que o presidente do Senado, José Sarney, merecia cartão vermelho, pois aprontou. Mas Simon é da minoria e como as partidas politicas são apitadas por um colegiado. A pedido do chefão que manda na maioria, não foi dado cartão vermeljho para Sarney.
O Brasil é um pais que só preocupa com as causas, dispesando atacar o que deu origem a elas. Como nada foi apurado com referência a origem dos desmandos, Lula não sabe de nada, ainda. Se preocupassem, e tivesse sido apurado, a distribuição indevida do dinheiro arrecadado pela nação, passaria a ser canalizado para o Brasil e seu povo. Por isso os brasileiros ficam a mercê de poucas oportunidades para a vida. Eles assim têm motivos para optarem pela drogas e para o crime, uma mainera da maioria sobreviver. Isso deveria acontecer só com a minoria viciada. Deste modo os morros das grandes cidades estão cheio deles. Os nossos dirigenters só pensam nas festas, mensalões e férias. Trabalhar mesmo, os parlamentares só o faz em causa própria, quando estão em reunião.
Haja vista que o feriado de Carnaval vem aí, vai ser o mais longo dos últimos anos para os deputados e senadores. E aqueles que têm obrigação de vetar estes desmandos, o judiciário, gostaram da idéia. Vão terem as mesmas longas féria, dos deputados e senadores. Embora somos todos políticos e corruptíveis na maioria. É muito fácil jogar a responsabilidade nos políticos. Responsabilidade que é nossa também, pois foram nós que os elegemos. È verdade que há gente honesta, que faz tudo direitinho, até dentro do plenário, embora seja coisa rara.
Também os democratas de hoje, podem tirar proveito em causa própria amanhã, é só serem eleitos, que muitos darão o jeitinho brasileiro. Existiu e pode existir mais, grande homens como: Benito Mussolini, Franklin Delano Roosevelt, o Imperador Hirohito, Kenedy, Juscelino Kubitschek e outros. Mas com certeza somente a história, tempos depois nos informará os próximos. Até lá temos que esperar surgir. Entre os atuais podem ter uns grandes homens, mas, ainda não foram revelados. Podem até serem alguns destes que hoje não acreditamos neles. Só o futuro dirá.
Por isso só estamos comentando no momento, o que acontece com os políticos. Não é um julgamento e sim um apontamento das irregularidades.
Também porque nem entre os religiosos gregos e romanos, existiram unanimidade. Eles têm vários deuses. Mesmo entre os judeus, maometanos e cristãos que acreditam numa só divindade, um Deus. Não há unanimidade de ensinamentos entre eles.
De outra maneira não poderemos exigir muito do politico Lula, embora só tenha o diploma de presidente.Isso tambem não importa, ele é muito inteligente. Tanto que está fazendo o uso das bolsas e outos para sobreviver politicamente. Ele além do mais tem sorte, chegou na época certa, em que a nossa nação está fortalecida pela sua riqueza. Em outras épocas não teria condições de aproveitar o uso das finanças para a politica.
Por este motivo, com certeza, apesar do carisma e das bolsas família e outros, é certo que ele não fará sua sucessão. Pois o povo acredita em Lula, mas não acredita no que ele fala.
Assim estamos apenas fazendo um comentário dos desmandos. Agora não é o momento para julgamento deles. Somente a história no futuro apontará se algum será um grande homem. Até lá só resta lamentar os acontecimentos. Só temos mais que comentar os fatos, ultimamente toda entrevista que lula dá, ele está rindo á toa. Pois sabe que quem vier depois desta, o que acredita ser ele. Terá o Pré-sal para administrar, haja bolsas e outros.