TRANSMULTAS...
Nome: Carlos Alcântara
E-mail: carlos. @ bol.com.br
Cidade: Montes Claros
Telefone: (38) 9941.8223
Mensagem: Gostaria de parabenizar O NORTE pela reportagem Indústria da multas, porém, temos de parar de olhar só o lado negativo das coisas. Em visita à cidade de Divinópolis desejei que existisse uma Transmontes naquela cidade, onde ninguém respeita praticamente nada das leis de trânsito. Infelizmente, não temos cultura suficiente para não precisar ter uma Transmontes nos multando, pois cada um dirige como se só existisse o carro dele na rua, então, os órgãos competentes acabam sendo obrigados a tomar uma posição e mexer na parte mais sensível do corpo (o bolso) é o que faz as pessoas entenderem que não é só elas que existem no caótico trânsito das cidades brasilerias. Não estou defendendo ninguém, inclusive, estou a 4 meses fora de Montes Claros, mas peço que divulguem minha mensagem.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
LIDERANÇA E CARISMA
Nome: Cristóvão Cavalcante Filho
E-mail: rgsc04@yahoo.com.br
Cidade: São Francisco
Mensagem: Carisma e liderança de Ruy Muniz. Está resolvido e não se discute que político tem de ter carisma, esse dom excepcional, messiânico, para conduzir um povo ao seu grande destino. Afinal, mesmo simples, ele é um operário da vida, com estudo e preparo intelectual. Vai chegar aonde pretende chegar, eleito duas vezes seguidas como vereador e deputado estadual, em votações maciças, só pode ser um predestinado. O líder carismático está acima do bem e do mal e de qualquer suspeita sobre sua honorabilidade; paira também acima dos partidos, do congresso, das leis e da lógica usual. Não é um político comum, e sim um santo guerreiro ungido pela vontade popular para conduzir seu povo rumo à terra da promissão. Atingido esse patamar, falta seguir dois ensinamentos para ser líder: ser justo e humilde como foi JK. Não basta falar: - Eu sou justo e humilde! Tem de encarnar como o coração depende do sangue. O líder não teme dar a cara para bater e não submerge nas horas difíceis. Ao contrário, assume pessoalmente a frente dos acontecimentos e assim consolida seu prestígio. O líder tem pulso firme, sabe segurar o rojão, antecipa os acontecimentos, não vai a reboque deles. O líder enxerga. O primeiro traço distintivo da liderança é a capacidade de organização, principalmente nas situações que beiram a desordem. Quando eu falo o líder enxerga, me baseio sobre seus planos para o Feijão semeado, que é o maior problema que Montes Claros tem e é prioridade de resolução; e Ruy Muniz já falou o que pretende fazer. Dar educação para aquele povo e construir moradias decentes em outros lugares e levá-los para lá. Os que ficarem receberão o mesmo tratamento. O complemento do Ruy Muniz está ao seu lado: uma esposa que também é líder, tem provado isto e segura a barra como empresária bem sucedida. A verdade é que o carisma, na origem, era coisa santa. Tinham carisma os reis, o papa, o Dalai-Lama. Depois, o carisma secularizou-se: o político, o poeta, o escritor, o cantor das multidões, o atleta, o jogador de futebol, o homem de negócios passaram a exibir carisma. O carisma é feito pelo povo, a liderança é obra do próprio líder. Políticos que tiveram carisma, mas não tiveram liderança: Jânio Quadros e Collor de Melo. Políticos com carisma e liderança: Tancredo Neves governador (que quebrou todos os protocolos e me recebeu um dia em seu gabinete) e Toninho Rebelo em Montes Claros. Enquanto líder, não pode esquecer a aflição dos seus amigos próximos e distantes. Não existe meio amigo, existem amigos.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
CRITÉRIOS, QUE CRITÉRIOS?
Nome: Maria Cristina Lopes
E-mail: Cristina34567@yahoo.com
Cidade: Montes Claros
Telefone: (38) 8801.7854
Mensagem: Não vi a data da reportagem, mas gostaria de saber quais os cargos que o deputado Gil e o deputado Arlen nomearam. Eu gostaria de saber também qual o critério que eles usam para nomear: se é talento, inteligência, capacidade ou o quem que é? Pelo que sei, Athos Avelino chutou o traseiro de todas as pessoas que vestiram a camisa dele e foram para a rua defender a campanha dele. Parece que ele usou outro critério para arrumar cargo de confiança e emprego na prefeitura. Parece que a família dele está muito satisfeita. Voltando ao assunto, qual o critério que Gil e Arlen usam para arrumar emprego e cargo de confiança? Eles também chutam o traseiro dos amigos ou escolhem os amigos? Era bom a gente saber, para a gente saber quem escolher. Eu ainda acho que aqui em Montes Claros a gente deveria investir num candidato que realmente investe em educação. Educação cresce horizontalmente, a gente não precisa de ter padrinho político.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
À PROCURA DA MÃE
Nome: Andreia Carla G. de C. Alberto
E-mail: andreiacgca@yahoo.com.br
Cidade: Volta Redonda - RJ
Telefone: (24) 33455563
Mensagem: Estou procurando Geni Dias, que deu seu filho na maternidade Odete Valadares de Belo Horizonte, no dia 31/07/1977. Seu filho sonha em conhecê-la. Conto com Deus e com vocês.Tudo podemos naquele que nos fortalece. Creio no Deus do impossível.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
FIM DO ESTRANGERISMO?
Nome: Carlos Silva
E-mail: carlossilvampb@yahoo.com.br
Cidade: São Paulo - SP
Telefone:(11) 5841-3559
Mensagem: Valorizando a língua portuguesa: se possível publiquem este texto. Obrigado. Estrangeirismo. Texto composto com Sandra Regina: faz parte do CD Retratando, o 2º da carreira do autor. Outros me convidaram para irmos ao MC DONALD’S. Comermos CHEES BURGER. O salão estava lotado e fizemos os pedidos através de um tal de DRIVE TRHU. Os colegas, percebendo a minha irritação, disseram: - Se tu tiver com pressa eles têm um sistema de DELIVERY maravilhoso. Desacostumado com esse linguajar, chamei os cabras: - Vamosimbora. Seguimos pela avenida HENRIQUE SCHAUMANN, onde pude observar um OUT DOOR, estava escrito: CHINA IN BOX, e uma seta indicativa PARKING. Nós não paramos por lá não. Seguimos mais adiante, avistamos um restaurante bonito e luxuoso e, na porta de entrada, uma luz néon piscando escrita OPEN. Quando olhei pro chão pude ver estampado um capacho com a bandeira americana me convidando: WELLCOME. Ao adentrarmos naquele recinto, eu pude observar na sua decoração, e nas paredes estava escrito assim: ICE CAKE, CHEES EGG, CHEES BURGER e FAST FOOD. Eu pensei comigo: FOOD na Bahia a gente USA numa outra situação. Do meu lado esquerdo, uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja marca era BUDWISSER. O camarada que lhe acompanhava tomava sua LONG NECK HEINIKENN. Do me lado direito, uma loira bonita peituda falava pro cabra com voz sensual assim: - Eu trabalho numa RELAX FOR MAN. E ele pergunta pra ela: - Fica próximo do Motel MY FLOWERS? E ela lhe responde: - Não, BABY, fica junto à NIGHT CLUB WONDERFUL PENETRACION. A fome aumentava juntamente com a raiva e eu não sabia se pedia um HOT DOG ou um simples cachorro quente. Emputecido mais uma vez com aquela situação, chamei os caboclos: -Vamosimbora. Na saída, o manobrista nos recebe e nos entrega as chaves do nosso possante veiculo: um fusca sessenta e oito fabricado em Volta Redonda, na época do presidente JUSCELINO KUBITSCHEK. Ele olha pra mim e me diz: - THANKYOU SIR AND HAVE A GOOD NIGHT. E eu, usando toda minha simplicidade e educação que aprendi no sertão da Bahia, olhei pra ele e lhe disse: - Vá prá puta que lhe pariu! Eu gostaria de falar com o presidente pra cuidar melhor da gente que vive neste país. Nossa gramática está tão dividida que tem gente falando HAPPY pensando que é feliz. Acabaria com esse tal estrangeirismo que deturpa nossa língua e muda tudo de uma vez. E os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinariam aos brasileiros que aqui se fala o português. Sou simples, sou composto, oculto indeterminado, particípio, eu sou gerúndio, sou fonemam sim senhor, adjetivo, predicado. Eu sou sujeito, ainda trago no meu peito este Brasil com muito amor. Lá no Centro da cidade quase que morri de fome. Tanta coisa, tanto nome e eu sem saber pronunciar. É FAST FOOD DELIVERY SELF-SERVICE HOT DOG CATCHUPP... só queria almoçar. Meu Deus, onde é que eu vim parar?
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
UMA NOITE COM TAVINHO
Nome: Welington Viana
E-mail: welviana@yahoo.com.br
Cidade: Montes Claros
Telefone:(38) 9118-6476
Mensagem: Caro amigo Regis, precisava lhe comentar como foi massa a noite de 12 de novembro de 2007 no Centro de Cultura! Um showzaço de Tavinho Moura, a quem respeito demais seu repertório. É um autêntico artista, escritor e músico brasileiro. Parabéns ao secretário (Sr. João). Você precisava ver! Além do show ter sido belíssimo, tinha o grande guitarrista Beto Lopes; depois, teve uma recepção com cerveja gelada e deliciosos cuscus de peixe. Pode? Foi maravilhoso; pra finalizar, conversei com o Tavinho.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
É PRECISO APOIAR
Nome: ASAPAC
E-mail: asapac@terra.com.br
Cidade: BH
Telefone:(31) 3278.4750
Mensagem: A ASAPAC – Associação de amparo a pacientes com câncer localizada na Rua Brasília 298, no Bairro Carlos Prates, na região Noroeste de BH. Presta assistência a crianças, adolescentes e adultos com câncer, e a suas famílias, tanto na capital com do interior. A instituição, que atende cerca de 300 famílias carentes, está precisando de doações de alimentos e brinquedos. Depósitos podem ser feitos no banco Real, ag. 0477, conta 3026327-7. Outras informações: (31) 3278.4780 ou (31) 3123.4750, falar com Marcos Cunha ou Isabel.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
FORMIGÃO
Nome: Robson Alex Santos
E-mail: robgolmoc@hotmail.com
Cidade: Belém - PA
Mensagem: Gostaria de deixar um abraço pro Hebert e dizer que estou torcendo pelo Funorte, apesar de tudo e perguntar se os jogadores que foram dispensados do FEC se pronunciaram sobre a dispensa. Um abraço do Robgol.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
NÃO ÀS MORDOMIAS NO PRESÍDIO
Nome: Marinalva Martins de Menezes
E-mail: nalvamartins@provenorte.com.br
Cidade: Montes Claros
Telefone: (38) 9103.6781
Mensagem: Triste... muito triste. Inaugurar cadeia que custou R$ 16,7 milhões, contando com, além de bons colchões, pintura anti-stress, nutricionista, dentista e outros luxos, para quê? Para abrigar e dar mais comodidade a traficantes, assassinos, ladrões, estupradores etc. Dinheiro que poderia ser gasto com escolas e projetos sociais que evitariam que muitos jovens e adultos fizessem da cadeia sua moradia constante. Entendo que presos também são humanos, mas onde ficou a humanidade com as vítimas de roubo, estupro, agressão, e das famílias que foram destruídas pelas drogas dos traficantes? Qual conforto é oferecido a essas vítimas? Cidadãos honestos perambulam em postos de saúde tentando uma vaga impossível pra dentista, enquanto o poder público municipal retira da Escola Estadual Prof. Plínio Ribeiro - Escola Normal o dentista de centenas de jovens e crianças, e da Escola para crianças especiais Abdias Dias de Souza, o professor de arte, impedindo assim que crianças com diferentes formas de deficiência tenham uma inclusão social mais rápida ou um contato maior com as artes. Inúmeras ações substanciosas relativas aos presídios têm sido divulgadas diariamente nos órgãos de comunicação como, por exemplo, cursos profissionalizantes para menores infratores. Enquanto que nas escolas estaduais e municipais nada se vê para profissionalizar e preparar jovens para um futuro distante das paredes de cores claras anti-stress. Não que presidiários não mereçam, mas acredito que a prioridade deveria ser dada a pessoas honestas. Não acho justo que traficantes e outros infratores sejam melhor acomodados que estudantes e pessoas honestas que vivem do árduo suor do seu trabalho e bancam indiretamente as confortáveis instalações do presídio público. O mesmo direito de escolher o caminho do bem e do mal é dado a todos, mas parece que escolher o mal tem suas compensações.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
ESCREVA TAMBÉM
Envie também a sua opinião sobre nossas reportagens acessando o formulário online clicando aqui ou escrevendo diretamente para onorte@onorte.net. Os e-mails devidamente assinados são publicados em onorte.net e na edição impressa, que circula diariamente nas bancas dos principais municípios do Norte de Minas.