José Geraldo Mendonça *
A lei n.º 10.097 foi assinada há 5 anos e, no entanto, até hoje não entrou em vigor. É muita falta de consideração e respeito para com os jovens deste país. Por essa lei, as empresas são obrigadas a contratar 5% de seus empregados como aprendizes. Para incentivá-los, elas só recolherão 2% do FGTS, ao invés dos 8% normais. Em compensação, só poderão contratar como aprendizes o máximo de 15% dos seus empregados. A lei determina às empresas a contratarem jovens entre 14 e 24 anos incompletos.
- Os nossos deputados federais e senadores da República só estão interessados em resolver os seus problemas
Para exigir aprovação, a regulamentação da lei do aprendiz neste país, que tem os representantes do povo mais insensíveis com seus problemas, será preciso que se desencadeie um movimento nacional.
Os nossos deputados federais e senadores da República só estão interessados em resolver os seus problemas, mas não estão nem aí para o povo, principalmente para os jovens.
Mas o povo brasileiro é responsável por esse estado de coisas.
Nós somos acomodados, digo, até acovardados. Não cobramos nossos direitos, nos omitimos por comodismo.
Hoje, quando vemos na mídia que os sem-terra promovem ações em várias partes do país, invadem prédios públicos, destroem laboratórios, fecham estradas, a maioria das pessoas condena essas atitudes. Eu, no entanto, sou um dos que aplaudem os sem-terra. Eles estão nos ensinando a agir em defesa dos seus direitos,fazendo essas iniciativas para chamar a atenção da mídia. Só assim o governo fará alguma coisa. Porque nossos políticos têm medo da repercussão do noticiário.
É preciso romper com essa mentalidade política brasileira vigente.
É preciso que nossos políticos aprendam de uma vez por todas que eles foram eleitos pelo povo para defender os direitos do povo.
É preciso acabar com essa empáfia, esse status de político semi-deus.
Essa arrogância que os políticos têm impede que uma pessoa comum chegue perto deles. É muito difícil.
Não precisa ir muito longe. Os vereadores têm verbas de gabinete para contratar funcionários, para fazer atendimento ao público. Mas o que a gente vê? Os gabinetes, com honrosas exceções, estão servindo de cabide de empregos para alguns vereadores empregar seus parentes e apadrinhados. E as pessoas contratadas com o dinheiro público ficam ali só ocupando lugar, sem prestar nenhum benefício ao povo..
A verba de gabinete não é para contratar funcionários para servir e atender o público?
Eu não compreendo, mas é a cultura política vigente neste país, o político gosta de levar vantagem em tudo. Ele só atende as pessoas que possam trazer alguma vantagem. É preciso mudar esse estado de coisas. Essa mentalidade política brasileira tem que mudar. O nosso político tem que ter consciência de que foi eleito como representante do povo.
Hoje, deputados e senadores formam uma verdadeira família real brasileira. Cada um mantém o status e a empáfia de um verdadeiro nobre. Sangue azul? Ou pessoas comuns do povo? São melhores do que o povo? Só por que possuem um cargo que foi dado a ele pelo povo. E que, sem o voto e apoio desse mesmo povo, eles não são nada.
- A prefeitura não é uma empresa comercial para dar lucros para os políticos
Outro erro de nossos políticos é com relação às prefeituras. A prefeitura não é uma empresa comercial para dar lucros para os políticos. Digo isso porque é uma cultura vigente que os prefeitos só façam obras grandiosas nas cidades. Porque vai deixar gravado na história o nome do prefeito, e o mais importante é que as grandes empreiteiras dão fartas comissões aos políticos responsáveis pelos municípios.
E disso os nossos políticos gostam.
Nós estamos vendo agora essa devassa que o nosso presidente está fazendo no país. Vieram à tona muitas denúncias de corrupção. Mas é o governo atual que é corrupto? Por que o seu partido está dentro dessa sujeira? Não, acontece que os governos anteriores tocavam tudo para debaixo do tapete. Assim, ninguém ficava sabendo de nada. Agora não, os noticiários mostram cada dia uma nova massa podre de novas corrupções. Os chamados colarinhos brancos, os barões do tráfico, os políticos corruptos, mesmo do PT, partido do governo, ninguém está sendo poupado.
É, sem dúvida nenhuma, a mudança dos tempos. É o resultado da entrada no governo de uma pessoa simples, que veio do meio do povo, mas que é honesta. Do modo que a coisa estava, não podia continuar. As pessoas tinham até vergonha de dizer que eram honestas.
- A lei do consumidor também está nos ensinando a cobrar nossos direitos
É, povão! Até que enfim a coisa começa a mudar.
Graças a Deus.
Não era sem tempo.
Vamos ter consciência de nossos direitos, e passar a cobrá-los. Os nossos direitos deverão ser sagrados. A lei do consumidor também está nos ensinando a cobrar nossos direitos.
Essa lei do aprendiz que focalizei no início é importante demais para o país. Essa onda crescente da violência é resultado da falta de oportunidade para os jovens.
Como o jovem vai conseguir emprego? Se a exigência das empresas tem como maior obstaculo a comprovação de experiência? Se ele nunca trabalhou, como vai ter experiência?
Já como aprendiz, não, ele terá uma oportunidade de adquirir experiência e, aí, a coisa fica mais fácil para ele.
* Pesquisador e professor universitário
mendonca_josegeraldo@yahoo.com.br