Logotipo O Norte
Domingo,6 de Julho

Guerra e Paz

Jornal O Norte
Publicado em 17/05/2011 às 08:41.Atualizado em 15/11/2021 às 17:27.

Petrônio Braz (*)



Guerra e Paz é um dos grandes livros escritos pelo conde Leon Tolstoi, um dos maiores romancistas de todos os tempos. De nacionalidade russa, em seu livro ele retrata a vida da Rússia dos czares durante as guerras de Napoleão. Guerras históricas, que mudaram geograficamente o Mundo, mas não destruíram a humanidade.



Guerra ou Paz está sendo, na atualidade, a grande preocupação da humanidade globalizada. Não vai muito longe o 11 de setembro e seus horrores, que não podem ter sido esquecidos.



Não vai muito longe o surgimento do vírus HIV como flagelo do Século passado, assustadoramente presente neste, que ninguém de sã consciência sabe como surgiu. Produção de laboratório, que escapou ao controle do homem ou originário de relações entre o ser humano e animais na legendária África? Ninguém responde. Nos laboratórios estão sendo produzidos os vírus da extinção da humanidade.



Ao tempo de Tolstoi não existia a bomba atômica, capaz de provocar a destruição de cidades inteiras. Mas a bomba atômica, de ação localizada, é hoje menos temida que a guerra bacteriológica, capaz de provocar a destruição em massa da própria humanidade.



Entendemos que não se conseguirá a desejada paz universal com tomadas de posições ideológicas ou políticas contra esse ou aquele país, contra esse ou aquele povo. É preciso que sejamos realistas.



Depois da Primeira Grande Guerra (1914/1918), surgiu a Liga das Nações, idealizada pelo filósofo Kant 200 anos antes, que não foi capaz de evitar a outra, a Segunda Grande Guerra, que terminou com a explosão das duas primeiras bombas atômicas. Depois dela nasceu a ONU, que hoje está sendo incapaz de cumprir seu importante papel histórico.



Sabe-se, e ninguém esconde, que todas as guerras tiveram um objetivo econômico, ditado por interesses políticos, mas não se pode esquecer, por necessário, que na atualidade, diante da globalização, não mais existem interesses isolados desse ou daquele país.



O escritor A. E. Johann, em seu livro Wohin die erde rolt, questiona: “Para onde rola o mundo?”, e ele mesmo responde: “Ele rola de encontro a um tempo em que não valerão mais privilégios e preconceitos, nem de raça, nem de cor, nem de grau de civilização ou de origem”, e complementa informando que “a evolução aponta no sentido de um mundo só no qual todos os países, todos os povos apenas se sentam como províncias da terra única, na qual todos os problemas políticos se tornarão problemas de política interna”.



Para que possa efetivamente ocorrer uma paz duradoura em todo o mundo é preciso, como orienta o mesmo A. E. Johann, “que as grandes potências industrializadas se reúnam para elaborar um grandioso plano de ajuda aos países subdesenvolvidos, não só de hoje para amanhã, mas a longo prazo. As economias nacionais desenvolvidas e as subdesenvolvidas devem ser integradas, coordenadas uma com a outra para aplanar a perigosa abundância de um lado e a perigosa penúria do outro. Enquanto nos países industrializados existirem crises e desemprego e nos países subdesenvolvidos fome, avidez por mercadorias e excesso de mão de obra, o mundo não está em ordem”.



A humanidade está religiosamente dividida. O Islã é a mais perigosa de todas as crenças e está penetrando de forma galopante em todos os países e em todos os continentes. Como religião e forma de vida, o islamismo é uma crença tão antiga quanto o catolicismo. Originou-se, como o catolicismo, da verdade que Deus revelou ao profeta Mohammad (Maomé).



Não será através da implantação de princípios políticos presentes no Ocidente como a Democracia, que se evitará a Terceira Guerra Mundial. Ela já começou e está presente mais ou menos ativa em todos os Continentes e irá crescendo à medida que o islamismo se desenvolver. E ele está se infiltrando em todos os países. A morte de Osama Bin Laden não eliminou o terrorismo, ao contrário, ela provocará o crescimento das ações terroristas num crescendo assustador.



(*) Escritor e advogado

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por