Férias e turismo

Jornal O Norte
Publicado em 02/07/2010 às 09:17.Atualizado em 15/11/2021 às 06:31.

Ajax Tolentino


Escritor e advogado



Férias são designadas para um período de descanso para estudantes e principalmente para os empregados. Depois de passado um ano de trabalho ou de atividade. Provém do latim, ‘férias-arum’, significa, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa. A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelos romanos. Como a primeira feira era dia de orar, foi transformada em domingo. Que em latim é “Dominicus dies”, dia do Senhor. Da segunda a sétima feira é dia de trabalhar 



As férias dos trabalhadores no Brasil são de 30 dias consecutivos, por ano trabalhado. Enquanto que as férias escolares geralmente são nos meses de janeiro, julho e dezembro, de cada ano.



Muitos pais tiram suas férias coincidindo com as escolares do filho. É uma oportunidade para conviverem com os filhos, para passearem e reunir a família. Mas quando isso não acontece em uma, férias, à convivência fica ruim. Os filhos dentro de casa sem fazerem nada, é um problema. Quem tem condições manda os filhos para as colônias de férias. Isso mesmo sendo em uma parte do dia, porque ai, eles chegam cansados e menos agitados. Outros ficam por conta da televisão dia e noite o que não é bom.  As férias são importantes para todos, adultos e crianças, para se refazerem do estresse causado pelas atividades no trabalho e escolares. 



As férias escolares antigamente aqui em Montes Claros eram diferentes, as faculdades estavam em Belo Horizonte, Ouro Preto às vezes Rio, São Paulo ou Bahia. Assim quando eram férias escolares a cidade ficava cheia. Todos chegando á cidade, de ônibus que naquela época era menor, e chamado de jardineira, ou então de trem, que tinha carro leito. Aí, na viagem por trem, os estudantes ficavam no restaurante farreando, e quem conseguia o leito, guardavam as malas de outros. A viagem quase sempre era de trem, pois a estrada para automóvel era de terra. Mas quando eram nas férias do fim do ano, a chuva derrubava as barreiras e o trem não funcionava. Só as jardineiras trafegavam.



Com a lama produzida pela chuva, para subir elas eram puxadas por cordas, pelos estudantes, os passageiros na maioria eram homens. Uma aventura! Para descer embora deslizando, iam dentro da jardineira. Era uma farra de Belo Horizonte para cá ou para lá, de jardineira ou trem. Na verdade muitos iam depois para férias em praias com seus pais. Mas estas eram em média por quinze dias, enquanto muitos curtiam as férias todas, aqui mesmo Com isso os clubes de férias movimentavam. Eram clubes que cobravam uma pequena taxa por festas, para comprar as bebidas e salgados que eram servidos de graça. Cujas festas eram realizadas nas casas dos estudantes. Assim Montes Claros, que não era uma cidade universitária, enchia de universitários e outros estudantes, nas férias, aumentando em muito o movimento populacional na cidade.



Hoje é diferente, os estudantes universitários e outros de um modo geral estão aqui em Montes Claros no período escolar. Chegando as férias eles vão para suas cidades, e nas férias ninguém vem a Montes Claros, pois não tem turismo.



Os investidores, como também a Prefeitura de Montes Claros, já podiam ter percebido isso. A Lapa Grande está ai parta ser explorada, como também poderiam fazer uma replica do Mercado Velho, perto da Lapa Grande onde teria a venda de artesanatos do Norte Minas. E mais ainda, fazer um palco para as festas de um modo geral, até mesmo as folclóricas, como catopé, e quadrilha de São João. E em outras épocas outras festas. Assim equilibraria o movimento de pessoa em Montes Claros. Nesta região da Lapa Grande poderia até mesmo construirem um campo de futebol para Montes Claros participar, com dignidade do campeonato mineiro. Com uma infra-estrutura, principalmente de um bom estacionamento como é hoje usado, para os torcedores estacionarem seus carros. Embora cobrando o estacionamento, os carros ficariam seguro.



Acordem, investidores e prefeitura!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por