Eu quero confiar nos Bombeiros!

Jornal O Norte
Publicado em 30/01/2013 às 19:02.Atualizado em 15/11/2021 às 16:57.

* Eduardo Costa



Como a maioria esmagadora das pessoas, eu gosto do Corpo de Bombeiros. Afinal, “é o amigo certo nas horas incertas”. Como cidadão e dentro da minha profissão, faço o máximo para ajudar. Prova disso é que, não faz muito tempo, comprei duas brigas pela corporação – quando iriam abrir uma casa de shows na marra no mesmo local onde funcionou o malfadado Canecão Mineiro e quando uma empresária insistia em programar eventos numa casa da Pampulha, então interditada.



Mas quando o meu companheiro Celso Martins publica grave denuncia de que a autobomba plataforma, única escada capaz de alcançar lugares mais elevados, está estragada e sem condições de funcionamento, fico triste com os bombeiros.



Mandam-me uma nota dizendo que ela pode, sim, ser operada com segurança e que a utilização está sendo “otimizada até que seja feito o reparo de uma pane elétrica”.



Pergunto: por que a informação não vem completa, dizendo que dia houve a pane e quando o conserto será feito? Ah, mas “existe um contrato de manutenção em vigor e todos os contatos necessários para o restabelecimento do material avariado têm sido feitos”. E eu, de novo, pergunto: quando?



Não é chatice... É prevenção, porque quando a tragédia acontece, não adianta vir com informações vagas. Aliás, por que nota e não entrevista do capitão Frederico Pascoal que, até segunda-feira última, estava todo solícito e ontem sequer atendia celular ou retornava ligação?



Mandei perguntar quanto o Estado faturou nos últimos oito anos com a taxa de incêndio e a nota respondeu com o mesmo tom, político, impreciso: “A taxa promoveu a modernização da frota do Corpo de Bombeiros ...”.



Claro que isso tinha que acontecer, mas o que interessa aos mineiros, que desde 2004 pagam mais essa taxa em qualquer empresa, é quanto foi arrecadado e quanto foi investido. Não foi essa a promessa do secretário de Fazenda da época, Fuad Noman? Não é assim que deve ser a administração pública – transparente?



E qual o claro, hoje, no efetivo dos bombeiros? Tem gente o bastante para fazer as necessárias vistorias? É ou não é verdade que em Itaúna, cidade parecida com a gaúcha Santa Maria (universitária), só existem cinco homens por dia em serviço? Eu quero acreditar, mas me ajuda aí, comandante...

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por