Ética Profissional - A PONTE A SOLUÇÃO

Jornal O Norte
Publicado em 26/12/2011 às 20:57.Atualizado em 15/11/2021 às 06:13.

*Silvânia Nogueira



O objetivo do jornalista é servir ao interesse público. Ele é a voz de quem o lê, antecipando ao leitor e abordando o sentimento do povo em suas palavras, angústias, reclamações e necessidades, entre outras coisas.



O exercício da cidadania é a participação ativa do cidadão junto à sociedade. Observando além dos seus direitos e deveres, atuar junto aos problemas do cotidiano, buscando soluções em conjunto que possam fortalecer a sua comunidade, sua cidade, estado e país.



A reportagem em vídeo S.O.S. Ponte Olímpio Campos veio com o dever de exercer minha cidadania junto a comunidade do Agreste onde passei minha infância e vi a ponte desde seus tempos áureos a sua decadência. Como profissional da publicidade e jornalismo trabalhei de forma independente, voluntária e sem fins lucrativos, criando uma campanha e ação publicitária para expor um problema de mais de 30 anos de descaso com a ponte que liga os municípios de São João da Ponte e Capitão Enéas, no norte de Minas Gerais. A ponte Olímpio Campos com 85 metros era construída em madeira, não havendo mais nenhum tipo de segurança para os usuários, ela causava medo e isolamento das famílias, além de prejudicar o atendimento a saúde, educação, bem como o abastecimento e escoamento da produção agrícola. 



O material foi lançado na internet, por meio do site You Tube em abril de 2008 e em apenas três meses de divulgação através de mídia espontânea e ação direta, conseguiu chamar a atenção e ser inclusa ao PAC 2008 (Programa de Aceleração do Crescimento). A vitória deste trabalho independente e sem fins lucrativos foi à obra concluída em Agosto de 2009.                     



Um dos caminhos para alcançar esse objetivo é por meio do jornalismo comunitário que é um meio alternativo a grande imprensa.  Através da prática do jornalismo comunitário, pode-se proporcionar ao cidadão exercer o seu direito a uma comunicação ativa e não apenas passiva. Ser sujeito e não apenas objeto da comunicação. A reportagem em vídeo funcionou como espelho comunitário trazendo a autoconscientização além da divulgação do problema a sociedade. 



O resultado deste trabalho vem com a produção da nova reportagem e case publicitária em vídeo A Ponte A Solução também lançada no You Tube após a conclusão da obra da nova ponte.  O novo filme busca apresentar os resultados obtidos após a primeira reportagem S.O.S. Ponte Olímpio Campos e da ação publicitária realizada apresentando a nova realidade da região.



O objetivo do novo vídeo é mostrar a importância do jornalismo comunitário na divulgação dos problemas das comunidades, ajudando na integração de grupos em torno de um propósito, tendo a característica de alcançar grupos menos favorecidos pela sociedade. A ideia é apresentar os benefícios do exercício da cidadania e da utilização do conhecimento e profissionalismo para ajudar ao próximo. Toda ação gera uma reação e a prova disso é esta campanha vitoriosa em apenas um ano e seis meses.



Como seres humanos sabemos que não podemos fazer grandes coisas, mas sim pequenas coisas com muito amor, a prova disso é esta obra concluída que só se tornou realidade graças ao trabalho voluntário, união da comunidade e veículos de comunicação, mobilizando assim as forças governamentais. Somente com a união dos cidadãos e a atitude é que podemos transformar a realidade que nos cerca. Ficando este vídeo como um exemplo para outros profissionais observarem que precisamos doar um pouco do nosso tempo no exercício da cidadania, usando o saber não só para o bem próprio, mas para contribuir com as mudanças do nosso país.



A verdadeira sustentabilidade esta em ações que venham proporcionar benefícios às gerações futuras. Através do exercício da cidadania é que fazemos um país mais humano, esperar soluções apenas dos governantes não é uma atitude cidadã, precisamos trabalhar juntos para um Brasil melhor. Estas mudanças vêm das nossas ações diárias, cidadania é ter atitude cidadã no fazer, e não no esperar para acontecer. 






* É publicitária e estudante de Comunicação Social-Jornalismo na Funorte. Apresentadora do Programa independente Gente que faz a Terra na TV Geraes. Trabalha com criação e produção de conteúdo audiovisual.


email: silvania.nogueira@yahoo.com.br

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por