Ética e princípios

Jornal O Norte
Publicado em 06/12/2011 às 21:41.Atualizado em 15/11/2021 às 06:12.

*João Antonio Pagliosa








Agir com ética é prazeroso, agradável e sempre muito reconfortante a nossa alma. Agir com ética e respeitando seu interlocutor, nunca é uma concessão ao outro, antes é um grande presente e uma verdadeira dádiva a você mesmo.





Precisamos sempre crescer como pessoas humanas. Os sábios estão diuturnamente reciclando e lapidando seus conhecimentos e este crescimento quando espiritualmente alinhado, nos aproxima do divino e ao realizarmos uma ação benéfica, invariavelmente tranquilizamos nosso espírito e agradável sensação de conforto e bem estar se apodera de nós.





São ocasiões em que nos sentimos úteis e por consequência, felizes e realizados.





Paralelamente, ao transgredirmos regras, leis ou princípios estabelecidos, a culpa nos castiga, a consciência nos acusa produzindo desconforto e sensação muito incomoda. É penoso!





Precisamos todos aprender que não fomos criados para ser independentes e em Hebreus, 13:17, lemos: Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo, porque isto não aproveita a vós outros.





Princípios, são verdades infalíveis que se encontram na palavra de DEUS, e que devem ser implementados em vossa vida cotidianamente, até se tornar um hábito.





Os princípios foram criados para serem observados e consolidados em nossa vida e em nosso espírito, e o discipulado é criação e ensinamento de JESUS, por isso precisamos obedecer e ser submissos a nossos líderes espirituais.





Frequentemente digo a meus filhos: Quem obedece, não sofre. É uma realidade tão simples, tão singela, mas eficientíssima.





Por vivermos um mundo assaz competitivo, precisamos a todo instante provar e comprovar nossas competências porque nada é fácil para ninguém que se propõe a vencer honestamente, e é imperioso enfrentar com galhardia as dificuldades cotidianas.





Então, nunca perca a calma e nunca se lamente ao enfrentar obstáculos e problemas que a vida lhe reserva, e principalmente nunca alimente seus problemas tornando-os maiores do que efetivamente são. Alimentar problemas é dar-lhe corda, postergá-lo e não resolvê-lo.





Na real os problemas nunca são tão sérios quanto parecem num primeiro momento e quando os enfrentamos com coragem, conhecimento, fé na vitória e oração, sempre encontraremos alternativas com soluções honrosas e viáveis.





Precisamos aprender que somos dependentes de DEUS e não das situações terrenas como o seu chefe no trabalho ou o seu gerente no banco.





Trabalhe sem se importar com as situações sobre as quais não tem controle. Dê o seu melhor, sonhe e clame o socorro de DEUS, porque Ele nunca abandona aliados. Faça a sua parte com todo amor e confiança que DEUS fará a parte dele.





O exemplo de José, filho de Jacó e Rebecca, é extraordinário porque ele venceu sem nunca se importar com as terríveis circunstâncias que o rodeavam.





Nós precisamos fazer o mesmo. Lutar, confiar, até o fim. Cumprir aquilo que nos compete cumprir. Isto é honra! Por isso, seremos honrados!





Em Exodo, 15:13, está escrito: Com o teu amor conduzes o povo que regataste; com a tua força, tu o levas à tua santa habitação.





Que maravilha seria se nossos homens públicos fossem minimamente éticos e consolidassem os sete princípios abaixo:





1-CARÁTER:É um conjunto de características psicológicas e morais que caracterizam uma pessoa. Em todas nossas ações, o caráter imprime e produz a marca do indivíduo, expressando-a em todas as áreas de sua vida.





2-SOBERANIA:É a qualidade de exercer autoridade máxima, e de decidir com total autonomia. A soberania precisa ser exercida em nosso raciocínio e ela estabelece e expressa o padrão de pensamento bíblico, fundamentado na verdade absoluta.





3-União:Aqui é mister a ênfase que não fomos criados para ser independentes (ver Hebreus 13:17) e o princípio da união estabelece a unidade, isto é, algo único e indivisível. A unidade resulta da própria vontade de estabelecer acordos nos relacionamentos, para um propósito comum.





4-MORDOMIA:A mordomia é um princípio que tem tudo a ver com a administração dos bens que nos cercam. Ela traduz a consciência e atitudes de cuidado com o próximo, consigo mesmo, e com a propriedade, que cada um de nós deve ter. Exatamente por não existirem atitudes de cuidado com o próximo, ocorrem abusos no


uso do patrimônio público e inúmeros privilégios são obtidos por alguns em prejuízo de outros.





5-SEMEAR e COLHER:Indubitavelmente todas as nossas atitudes e nossa conduta, geram consequências e o princípio de semear e colher, tem tudo a ver com obediência.Obedeça as suas lideranças, aceite os desafios e reflita sobre as conseqüências, após esta decisão.Evidentemente que sempre dentro dos princípios cristãos.





6-AUTO GOVERNO:Este é o princípio que me ensina a liberdade de exercer domínio sobre a minha mente e sobre minhas ações. A conduta de minha vida é minha decisão, mas se for sábio, entenderei que minha vontade necessita estar alinhada com a vontade de DEUS. Então sou servo e obedeço mas a promessa de vida em abundância é real.





7-INDIVIDUALIDADE:Este princípio é a nossa identidade e reconhece cada homem e cada mulher, cada criatura de DEUS, como seres únicos e distintos.





É a mega hiper super diversidade da criação do Todo Poderoso.





O capítulo 17 do livro de Jeremias, evidencia que o pecado engana e destrói. O versículo 9 enfatiza que o coração nos engana, ele está sempre propenso a dizer NÃO aos princípios estabelecidos por DEUS, por isso é desesperadamente corrupto.





Então, á todos os corruptos de plantão, acordem para esta verdade bíblica, mudem o seu procedimento, arrependam-se de seus mal feitos para com a nação e seu povo. O tempo está findando.





Caro leitor, se me seguiu até este ponto, quero recordar que o povo brasileiro está cansado das maracutaias e mutretas e bandalheiras e mentiras e hipocrisias e insanidades e iniquidades e impunidades de nossos políticos em todas as esferas de poder. Quiçá estes insanos recuperem a razão. É por isso que escrevo e oro e clamo e não desisto nunca.





*Eng. Agrônomo


joaoantoniopagliosa@gmail.com

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por