Para o triunfo do mal, basta que os bons façam nada.
Edmond Burker
Se para Churchil o pior dos sistemas de governo é a democracia, mesmo não existindo outro melhor, ao longo da história a experiência tem sido catastrófica em alguns casos, desde a época em que Atenas, na Grécia, experimentou pela primeira vez o governo do povo para o povo. O próprio símbolo grego, Sócrates, foi vítima da inconsciência pública via democracia. Meio milênio depois, outra vítima foi Jesus Cristo. Isso para citar apenas dois vultos indeléveis para a humanidade. A democracia também foi a responsável pela chegada ao poder de déspotas como Adolfo Hitler e outros grandes criminosos históricos. Platão, o senhor dos senhores no pensamento humano, defendia um governo de sábios. As pessoas são diferentes, não são iguais. O governo do povo é uma idéia nobre, quando o povo é bastante nobre para julgar com justiça o mais sábio e o melhor de seus cidadãos, apregoava. E isso falta ao cidadão para desempenhar sua tarefa. Na Câmara dos Deputados, o exemplo mor de insensatez e descalabro, por reunir maior número, não há um só parlamentar que lá não esteja amparado pelo sufrágio universal. Todos foram eleitos pelo voto. Pelo povo, seja lá como for. É o resultado da democracia brasileira. Confúcio, predecessor dos grandes filósofos, timoneiro da sabedoria oriental, não admitia que todos os homens fossem iguais; a inteligência não é um dom outorgado a todos. Em vez de apenas candidatos a um governo exercido por uma sociedade de debates, temos candidato formado pelo dinheiro, por grupos financeiros, corporativista, associações indecorosas, pânicos. É preciso agir. Uma hora de justiça vale muito mais que 70 anos de oração. (Maomé).
MELHOR DO QUE A ENCOMENDA
· Períodos eleitorais inflamam, dividem pessoas, grupos e, às vezes, até mesmo radicalizam certos conceitos e pré-conceitos. No entanto, basta uma trégua, basta passar o período, para todos voltarem ao normal e, pelo menos para a maioria, jogar fora as mágoas e promover a harmonia. A reconciliação. No caso da união do prefeito Athos Avelino com o deputado Ruy Muniz o que se vê entre os adeptos de cada um dos grupos, é que já havia uma grande empatia. Faltava a aproximação. Isso pode ser notado, ouvido e assistido em todas as reuniões entre os dois políticos e o público. A dupla tem tudo para dar certo, agora e no futuro. Melhor para Montes Claros.
MARCOS PESTANA
· Tive a oportunidade de trabalhar, por duas épocas distintas, com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais licenciado, deputado estadual Marcos Pestana. Ele era chefe de gabinete, em Brasília, do ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, e eu prestava assessoria, em Minas Gerais. Homem sensato, corretíssimo, trabalhador e de uma visão social, política e administrativa de rara competência, é hoje um dos homens públicos mais respeitados em todo o Brasil.
MARCOS PESTANA I
· Também estivemos juntos no mesmo governo, o de Aécio Neves, nos cinco primeiros anos de mandato. Ele Secretário de Saúde, que entrará para a história de nosso Estado. Conhecedor profundo de Minas Gerais, tem um carinho todo especial para com o Norte de Minas, particularmente por Montes Claros. E isso esse escriba é testemunha ocular, mesmo naqueles períodos distantes da cidade.
MARCOS PESTANA II
· A vinda de Pestana a Montes Claros, na quinta-feira à noite, a convite do deputado Ruy Muniz e do prefeito Athos Avelino foi um desses acontecimentos para entrar na história da cidade. Com certeza já faz parte dos anais, não apenas pelas boas notícias que trouxe, mas também pela contundência demonstrada em defesa do presente e do futuro de Montes Claros.
MARCOS PESTANA III
· - Palavras e gestos têm que ter valor. E esse é um gesto ao mesmo tempo de preocupação e de solidariedade, no momento em que a cidade corre o risco de um retrocesso sem igual em sua história. E as palavras são para dizer que Minas Gerais, o Governo de nosso Estado, o nosso povo, o Norte de Minas e Montes Claros tem que continuar avançando. Não pode retroceder, para o bem de sua gente, de Minas e até mesmo do Brasil!, exclamou Pestana.
CONSELHO ARQUIDIOCESANO
· Em nota à imprensa, distribuída quinta-feira, o Conselho Arquidiocesano de Leigos (Coarle) orienta os eleitores montes-clarenses a votarem no candidato da Coligação Montes Claros Cada Vez Melhor. “Temos acompanhado os trabalhos na cidade através dos conselhos populares e recomendamos para prefeito de Montes Claros o companheiro Athos Avelino Pereira”, diz a nota assinada pelas lideranças do Coarle.
CONSELHO ARQUIDIOCESANO I
· Diz Ainda a nota: A Igreja, em sua missão evangelizadora, não pode omitir-se a respeito dos problemas sócio-políticos do país, na medida em que esses problemas sempre apresentam uma relevante dimensão ética (Doc. CNBB nº 20 - Reflexão sobre a Conjuntura Política). Portanto, o que está em jogo é a necessidade de um novo projeto para a cidade de Montes Claros, capaz de garantir melhor qualidade de vida ao nosso povo.
EFEMÉRIDES – DARCY RIBEIRO
· 26 de outubro, dia em que Montes Claros volta às urnas para decidir o caminho que quer seguir, é também o dia de nascimento de um grande montes-clarense. Darcy Ribeiro, 1922 a 1997. Certamente, também e em especial nesta data, estará torcendo para que Montes Claros não desvie sua rota e continue firme rumo ao futuro, sabendo escolher o melhor para a cidade.
EFEMÉRIDES I
· Já que o assunto é data, hoje também é dia do médico. Uma homenagem especial a dois importantes profissionais da saúde em Montes Claros em cujas mãos estão não apenas o bem estar da população, mas, sobretudo agora, também aqueles em que a cidade deposita as suas maiores e melhores esperanças. Da coluna, um abraço a todos os discípulos de Hipócrates, Ruy Muniz e Athos Avelino. Hoje ainda é o dia de São Lucas, santo padroeiro dos médicos. Dia do estivador, do pintor, dia mundial da menopausa, dia do securitário e, para aqueles que gostam de mitologia, é também dia de Cernunnos, senhor da natureza e dos animais na mitologia Celta.
