Produção: Samuel Nunes
Fotos: Wilson Medeiros
Terminou nesta sexta-feira o prazo de filiação partidária, processo que provocou uma verdadeira dança de partidos nos últimos dias, sobretudo por parte dos vereadores de Montes Claros, modificando a estrutura partidária da atual legislatura. Entretanto, embora a escolha da representação partidária seja importante para os postulantes a cargos eletivos, a maioria dos eleitores sequer lembra em quais candidatos votou na eleição do ano passado.
Para fundamentar esta tese, O NORTE foi às ruas. Dos 13 entrevistados, apenas cinco se recordam de quem mereceu seu voto nos dois turnos da eleição de 2008. Já a grande maioria, ou seja, dez dos entrevistados, vota sempre no candidato, independentemente do partido ao qual é filiado.
. . . . . . . . . . . . . . .
ESQUECEU
Apesar de não me recordar em quem votei para deputado, eu voto sempre é no candidato. Desta forma, a gente passa a conhecer melhor ele e as suas propostas. O partido para mim não tem importância.
Luiz Ferreira da Silva, vendedor, Eldorado
. . . . . . . . . . . . . . .
IDEOLOGIA
Voto no partido devido às ideologias. E o candidato tem que estar voltado para este contexto. Sobre a ultima eleição, eu lembro em quem votei por entender ser fundamental para a atividade que exerço.
Sidney Azevedo, sociólogo, São Geraldo
. . . . . . . . . . . . . . .
PARTIDO
Sempre votei no partido, o PMDB. Na minha opinião, o candidato não tem muita importância. No entanto, acho importante o eleitor não se esquecer em que votou em uma eleição.
Arlindo Freitas Francisco, lavrador, Independência
. . . . . . . . . . . . . . .
CANDIDATO
Voto no candidato, pois o partido para mim não interessa muito. Quanto à última eleição para deputado, votei em Ruy Muniz.
Janine Cínara Ponciano, Sumaré, Autônoma
. . . . . . . . . . . . . . .
DÚVIDA
A gente fica em dúvida uma vez que os candidatos só prometem. Mas a gente acaba por confiar no candidato.
Elias Botelho, Cidade de Pirapora, autônomo
. . . . . . . . . . . . . . .
PROMETE
Eu voto no candidato, pois quem promete as coisas para os eleitores não são os partidos. Infelizmente não lembro mais em quem votei para deputado.
Celso Aguiar de Souza, representante comercial, Santos Reis
. . . . . . . . . . . . . . .
MEMÓRIA CURTA
Voto no candidato uma vez que é ele quem faz a campanha eleitoral. O partido tem, neste contexto, que investir no candidato. Sou contra também aqueles políticos que abandonam uma sigla e vai para outra. Como a memória do brasileiro é curta, não me lembro mais em quem votei para deputado.
Ednaldo Eder, taxista, Santa Rita
. . . . . . . . . . . . . . .
POLÍTICOS IGUAIS
Voto no partido. O motivo é porque cada um tem as suas propostas, ao contrário dos políticos, que são todos iguais. E não me lembro em quem votei para deputado.
Ivan Rodrigues, artesão, São Judas
. . . . . . . . . . . . . . .
MOSTRAR TRABALHO
Eu voto no candidato. Mas tenho que conhecer a sua história e vê se o mesmo trabalha para a comunidade. Sobre eleição, não me recordo em quem votei para deputado.
Eliana Gomes de Andrade, dona de casa, Fazenda Santa Bárbara
. . . . . . . . . . . . . . .
NÃO TEM VALOR
Para mim o que importa, com certeza, é o candidato. Eu por exemplo, votei em Humberto Souto. Partido não tem valor.
Clariça Silva de Jesus, enfermeira, Centro
. . . . . . . . . . . . . . .
IDENTIDADE NÃO FUNCIONA
Eu voto no candidato. No Brasil, os partidos políticos não funcionam. Não existe identidade partidária. Sobre a eleição, eu votei em Elbe Brandão e José Santana.
Robson Rafael Andrade, técnico em agropecuária, Bocaiúva
. . . . . . . . . . . . . . .
CONVENIÊNCIAS
Eu tenho que acreditar na proposta do candidato. Daí, a minha opção pelo candidato. Já o partido muda a proposta por conveniências. Quanto a outra pergunta, eu não me recordo em quem votei para deputado.
Priscila Kelen Mendes Carvalho, supervisora educacional, Morrinhos
. . . . . . . . . . . . . . .
TROCA TROCA
Voto no candidato devido o eleitor depositar confiança na pessoa e não no partido. Com este troca troca de partido que tem no país, fica difícil. Se eu voto no candidato, eu cobro dele. Recordo do nome do candidato que votei mas prefiro não revelar.
Sidnei Cardoso da Silva, segurança, São Judas