Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

Enquete: - Você faz uso de remédio sem receita médica?

Jornal O Norte
17/05/2007 às 12:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:04

Produção: Larissa Rodrigues

O Ministério da Saúde veicula, o ano inteiro, mídia em que alerta à população em relação aos riscos da auto-medicação. A prática é comum, também, porque mesmo a despeito do rigor da lei, comprar medicamento sem receita médica em Montes Claros nunca foi obstáculo: até mesmo os faixa preta podem ser adquiridos nos balcões das farmácias.

As maiores incidências de problemas com auto-medicação estão ligados à intoxicação e às reações de hipersensibilidade ou alergia manifestada por pequena irritação. Em algumas situações ou em determinados pacientes, estas complicações podem ser fatais, mas o normal é o agravamento de doença .

É que o uso do medicamento sem acompanhamento médico pode esconder alguns sintomas e algum tempo depois a doença volta a se manifestar de forma mais grave. Por outro lado, quando o consumidor negligencia no tratamento, reduzindo ou interrompendo o uso do medicamento antes de atingir a dosagem e o tempo de tratamento prescritos pelo médico, pode-se ter o aparecimento de outras doenças devido ao agravamento da primeira.

O Norte foi às ruas saber se a população recorre a essa prática. Sessenta e dois por cento dos entrevistados asseguram só consumir remédio com receita médica, enquanto 23% garantem dispensar receitas e 15% admitem tomar esporadicamente medicação sem acompanhamento médico.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NÃO USO

Não uso remédio sem receita médica por não ser aconselhável. Só compro medicamento sem receita para dor de cabeça, e que já conheço.


Pablo Diego Caíres, estudante, Vila Guilhermina

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

ACOSTUMADO

Eu tomo remédio sempre sem receita, basta apenas sentir alguma dor ou anormalidade. Já estou acostumado a fazer esse uso e nunca me arrependi.


Getulio Celso Barbosa, aposentado, Bairro JK

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

USO

Uso, porque sempre consigo comprar com facilidade. Muitas vezes é uma doença repetida e já tenho o remédio em casa e aproveito. Não vejo mal algum em fazer esse consumo.


Cíntia Lacerda, vendedora, Bairro Esplanada

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

COM ACOMPANHAMENTO

Não, somente com receita médica. Tenho problema no coração e faço acompanhamento com um médico, que é quem passa os meus remédios.


Jacinto Soares, lavrador, Bairro de Lourdes

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONSULTA

Não, porque acho que tomar remédio sem conhecer não resolve o problema. É muito importante a consulta antes de comprar qualquer remédio.


João Medeiros, aposentado, Bairro Morrinhos

. . . . . . . . . . . . . . . . . .




PREJUDICIAL

Não. Muitas vezes você cura uma doença provocando outra. Considero a auto medicação muito prejudicial à saúde. 


Solange Aparecida Santos, dona de casa, Santa Cecília

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

ÀS VEZES

Tomo às vezes, pois tenho preguiça de ir ao posto de saúde consultar. Como tenho remédio para dor em casa, tomo sempre que preciso.


Fernanda Fagundes, dona de casa, Bairro Esplanada

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONTRA

Não, porque estou informado sobre os problemas que a auto medicação pode causar. Não tomo nenhum tipo de remédio sem antes ir ao médico.


Jurandir Ferreira Lopes, representante comercial, Bairro Santa Rita

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

ALGUNS

De vez em quando tomo pra gripe, dor de cabeça e febre. Muitas vezes tenho o remédio em casa, leio a bula e vejo para que serve o remédio e tomo.


Amanda Rocha, estudante, Bairro centro

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

ARRISCADO

Geralmente não, porque acho arriscado tomar medicamento sem acompanhamento médico. Acredito que pode causar algum dano ao nosso organismo.


Nilma Ramos, operadora de caixa, Vila Tiradentes

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

SEMPRE

Sempre tomei remédio sem receita. Tenho esse costume e sempre que sinto alguma anormalidade procuro um remédio dentro de casa e tomo.


Ariane Santos, estudante, Bairro Monte Alegre

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NÃO PRECISO

Não, porque graças a Deus nunca precisei. Quando precisar, com certeza vou ao médico, por ser mais seguro.


Paulo Almeida Filho, advogado, Brasília de Minas

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

ESCREVA TAMBÉM

Envie também a sua opinião acessando nosso formulário online clicando aqui. Os e-mails devidamente assinados são publicados em onorte.net e na edição impressa, que circula diariamente nas bancas dos principais municípios do Norte de Minas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por