Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

Enquete: - Você é contra ou a favor do aborto?

Jornal O Norte
21/05/2007 às 10:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:04

Produção: Larissa Rodrigues


Fotos: Wilson Medeiros

Falar sobre aborto é, antes de tudo, falar de vida ou morte. Daí, a complexidade do tema, que voltou mais do que nunca à ordem do dia com a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, em cruzada não apenas contra a interrupção da gravidez, como, de quebra, qualquer método contraceptivo, como preservativo, pílula, diafragma e dispositivos intra-interinos. 

O aborto sempre foi um tema polêmico e causador de discussões, comportando análise sob vários aspectos, éticos, morais, científicos, jurídicos, teológicos e sobretudo políticos.

Medo, angustia, desespero, sofrimento e remorso. Quando provocado, normalmente esses são os sentimentos de quem determina a morte de um feto no ventre da mãe durante qualquer etapa da gravidez, que vai desde a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) até o momento prévio ao nascimento.

Fala-se de aborto espontâneo quando a morte é produto de alguma anomalia ou disfunção não prevista nem desejada pela mãe; e de aborto provocado (que é o que se entende quando falamos simplesmente aborto) quando a morte do bebê é procurada de qualquer maneira: doméstica, química ou cirúrgica.

Para saber a opinião dos montes-clarenses sobre o abordo, O Norte foi às urnas. O resultado foi surpreendente: 93% dos entrevistados são contra a interrupção da gravidez contra apenas 7% que são a favor do controle populacional através de meios contraceptivos.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONSCIÊNCIA



- Acho que a criança não tem culpa dos atos dos pais. Se eles têm consciência em fazer, têm que ter responsabilidade para cuidar e não matar.


Gabriela Menezes, estudante, Bairro São José

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

OPCIONAL



Vida é amor, sou contra uma pessoa tirar o direito de outra viver. Em caso de estupro, a atitude da mulher que dará a vida deve ser opcional.


Elita Santos, dona de casa, Bairro São João

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONTRA

Contra, porque a partir do momento que você faz um aborto, você esta tirando uma vida. Penso que se Deus tem o dom de dar a vida, só ele tem o dom de tirar.


Ayala Bruna Gomes, estudante, Centro

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

DEPENDE

Depende da situação. Em caso de violência e estupro, a mulher passa a não querer dá a luz a essa vida que para ela não será bem vinda. Em outros casos, quando a pessoa tem consciência do seu ato, sou contra.


Tereza Rodrigues, vendedora, Bairro Independência

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CRIME

Sou contra, porque acredito que aborto é um crime. É matar uma vida que não tem culpa de nada, e não pediu para estar ali.


Jéssica Veloso, dona de casa, Bairro Carmelo

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

LEI DE DEUS

Contra. Acredito que tirar uma vida não faz bem a ninguém, além de ir contra a vontade e a lei de Deus.


Marizete Silva, costureira, Bairro Cintra

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

COMPLETAMENTE CONTRA

Sou completamente contra, porque quem faz um aborto, esta tirando o direito de dar a vida a uma pessoa que não teve escolha. Em caso de abuso, a mulher não tem nenhuma responsabilidade sobre o ato.


Aline Vieira Silva, autônoma, Bairro Santa Rita

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

IRRESPONSABILIDADE

Sou contra. Acho que uma vida não pode ser tirada por um simples deslize ou descuido de duas pessoas que têm que assumir responsabilidades.


Alessandra Vieira Andrade, vendedora, Bairro Santo Expedito

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

PERIGOSO

Contra. Penso ser uma coisa perigosa. Hoje em dia as meninas já iniciam uma relação sem consciência, pensando em abortar na hipótese de engravidarem. Sou a favor do aborto somente em caso de estupro.


Lucimar Medeiros, secretaria, Bairro Edgar Pereira

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

VIDA

A partir do momento que a pessoa tem um feto dentro do útero, ela esta gerando uma vida. Abortar seria matar, por isso, sou contra


Alessandra Veiga, estudante, Bairro Planalto

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A FAVOR

Sou a favor em se tratando de estupro ou quando a pessoa não tem condições financeiras de criar a criança, ou seja, uma ocasião não propicia ao crescimento do filho. Penso que antes não vir ao mundo do que ser mal tratada.


Elisa Rodrigues, auxiliar de escritório, Centro

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ANTICRISTÃO

Contra. O aborto é um ato anticristão, por esta matando uma vida já formada. Acho que todos têm direito à vida, mesmo em caso de estupro. Muitas mulheres desejam engravidar e querem dar amor e carinho a uma criança.


Lílian Haed Alencar, vendedora, Bairro JK

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

FECUNDAÇÃO

Não concordo com o aborto porque uma pessoa não tem o direito de destruir a vida de outra. A partir do momento da fecundação, acredito que já está gerando uma vida.


Bárbara Ferreira, estudante, Bairro Centro

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ESCREVA TAMBÉM

Envie também a sua opinião acessando nosso formulário online clicando aqui. Os e-mails devidamente assinados são publicados em onorte.net e na edição impressa, que circula diariamente nas bancas dos principais municípios do Norte de Minas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por