Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

Enquete: - Você considera o casamento uma instituição falida?

Jornal O Norte
28/05/2007 às 11:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:05

Produção: Larissa Rodrigues


Fotos: Wilson Medeiros

O mês de maio é, tradicionalmente, o mês das noivas. Mês, portanto, de quem vê no casamento uma oportunidade de ser feliz, de constituir uma família. Troca de alianças, sorrisos, lua-de-mel e eterno enquanto dure.

Sobretudo por ser o Brasil a maior nação católica do mundo, em sua recente visita ao Brasil o papa Bento XVI condenou o divórcio, alegando que caberia inclusive à própria lei criar mecanismos para evitar as separações que, em muitos casos, desagregam as famílias.

Independentemente da postura da igreja, os cartórios nunca estiveram tão repletos de pessoas que não suportaram o convívio sob o mesmo teto, passando a viver isoladamente. Há ainda o universo daqueles que, mesmo optando por uniões estáveis, dispensam as formalidades do casamento para tentar ser felizes cada um a seu modo. 

De forma que manter a tradição, construir um família integra, seguidora de valores, é tarefa difícil. Contudo, mesmo na selva do século XXI, enquete realizada por O Norte revela que 85% dos entrevistados não considera o casamento uma instituição falida.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

HARMONIA



Não, porque acho que o casamento é uma união que veio para harmonizar. A família é o maior lucro que existe na comunidade. Uma pessoa que vive sozinha não tem objetivos.


José Otavio dos Santos, engenheiro agrônomo, Todos os Santos

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

SAGRADO



De jeito nenhum. O casamento é sagrado, veio para unir os seres, aumentando a população e gerando famílias. O matrimonio é abençoado.


Idalino Santos, corretor de imóveis, Vila Regina

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NÃO

Não. Porque sou muito feliz casado. Mas os casamentos, de um modo geral, estão falindo porque as pessoas não estão conseguindo viver uma vida a dois.


Pedro Constantino, empresário, Vila Exposição

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

SIM

Considero. O fato de a mulher ter conquistado o mercado de trabalho atrapalha o relacionamento, porque muitas vezes ela ganha mais do que o homem. Com isso, ele fica submisso, se sente humilhado e pede a separação.


Sidnei Durães, corretor, São José

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

FALIDÍSSIMA

Sim. O casamento é uma instituição falidíssima. Muita coisa mudou na sociedade: a mulher evoluiu e não pode mais ficar submissa ao homem. Como ele não se adaptou a isso, o casamento faliu.


Ruth Almeida, comunicação gráfica, Conjunto Joaquim Costa

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONSTRUÇÃO

Não. De maneira alguma. O casamento veio para solidificar a família. Desde que seja bem feito, continua sendo uma construção para todos, sempre.


Waldivan Ferreira Veloso, cinegrafista, Maracanã

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NUNCA

Não, porque vivo muito bem. Acredito que quando o casamento é bem feito, sempre está produzindo e evoluindo. Nunca fica mal.


Marineide Soares, dona de casa, Jardim São Geraldo

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

DURADOURO

Não. Hoje em dia ainda existem muitos casamentos duradouros, nem todos se transformam em fracasso. Acredito no futuro do casamento.


Estefani Lara Nunes, estudante, Centro

. . . . . . . . . . . . . . . . . .



Não considero uma instituição falida porque coloco muita fé no casamento. Acho que ele nunca vai ter fim. O modo de convivência no casamento depende de cada casal.


Eliane Barros Vieira, professora, São Francisco

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

FAMÍLIA

Não. O casamento para algumas pessoas não é bom, mas pra outras ele é o ideal. O casamento veio para aumentar a família.


Mara Ferreira dos Santos, diarista, Vila Áurea

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

FUTURO

Não, porque acho que tudo tem sentido. Um relacionamento não dar certo, não significa que ele está falido. Os casamentos continuam tendo futuro.


Ereni Dias Serafim, secretaria, Canelas

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

BATALHA

Não acredito. Se as duas pessoas se gostam, não tem porque dar errado. Acho que um casamento exige batalha conjunta das duas partes. As conquistas contribuem para uma vida em harmonia. 


Fabiano Roberto, comerciante, Belo Horizonte

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

UNIÃO

Não, porque o casamento é quando você se une com a pessoa que você gosta, perante Deus. O casamento tem futuro e sempre vai ter.


Mario Senna, representante comercial, Major Prates

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

ESCREVA TAMBÉM

Envie também a sua opinião acessando nosso formulário online clicando aqui. Os e-mails devidamente assinados são publicados em onorte.net e na edição impressa, que circula diariamente nas bancas dos principais municípios do Norte de Minas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por