Logotipo O Norte
Domingo,29 de Dezembro

Enquete: - Você confia nos órgãos de segurança de Moc?

Jornal O Norte
Publicado em 23/11/2007 às 12:12.Atualizado em 15/11/2021 às 08:23.

Produção: Gissele Niza


Fotos: Fabíola Cangussu



O Governo do Estado anunciou recentemente que os índices de criminalidade em Montes Claros, sexta maior cidade de Minas Gerais, caíram graças ao efetivo trabalho dos órgãos de segurança pública e dos investimentos em logísticas com viaturas e armas para a polícia civil, porém, nas ruas da cidade que ocupa hoje o 3º lugar no ranking de crimes violentos no estado, pessoas que já foram vítimas de crimes acreditam que os índices não caíram.



Para a maioria das pessoas que já foi vítima de algum tipo de crime, a violência não diminuiu, e sim, a cada dia a população acredita menos na ação dos órgãos de segurança pública e deixam de registrar boletins de ocorrência, pois, sabem que os crimes não serão solucionados.



O NORTE foi as ruas ouvir as pessoas em Montes Claros, dos 12 entrevistados, apenas dois afirmaram que ainda acreditam na polícia e outros 10 já foram vítimas de algum crime, e que quando resolve registrar boletins de ocorrência, o fazem apenas por causa da burocracia, e não na esperança de que o crime seja solucionado.



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



NÃO VAI RESOLVER



Já fui assaltada quatro vezes, registrei boletim de ocorrência e em nenhum dos casos foi solucionado. Agora, se acontecer de novo, nem registro. È perda de tempo, pois a polícia não fazer nada.


Micheli Rodrigues – 22 anos – Bairro de Lourdes



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



FALTA DE VONTADE



Já fui assaltado e fiz o boletim de ocorrência na esperança de que o crime fosse solucionado, porém, até hoje não tive nenhuma resposta dos órgãos competentes. Acredito que os índices de criminalidade não estão caindo, pelo contrário, estão aumentando mais e mais, o problema é que falta credibilidade da população diante da falta de vontade das autoridades públicas para resolver estes problemas.


Élio Pereira da Silva – 31 anos – Alcides Rabelo



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



O SISTEMA É INSUFICIENTE



Já fui vítima de assalto e os órgãos de segurança pública não se empenharam para resolver o problema. Fiz o boletim de ocorrência apenas por questões burocráticas. Acredito que chegamos ao 3º lugar no ranking de criminalidade por causa da insuficiência do sistema, que promete e não supre as necessidades das polícias.


Márcio Marques – 24 anos – São José



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



FALTA DE APARATO



Em uma cidade, igual Montes Claros, que tem crescimento desregulado, é preciso que o aparato das policias seja suprido e que os órgãos de segurança pública se empenhem em implementar ações mais repressivas para combater o crime. Já fui assaltado, acionei a polícia, e nada foi resolvido. Então, de que adianta você perder tempo para fazer um boletim de ocorrência, se nada é resolvido.


Geraldo Dias – 52 anos – Monte Carmelo



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



EMPENHO



Já fui assaltada duas vezes, meus objetos foram recuperados, mas os criminosos ficaram impunes. É preciso mais empenho das polícias para que os assaltantes sejam presos e punidos pelos crimes que cometeram.


Clareth Almeida – Centro



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



NÃO ACREDITO NA POLÍCIA





Não registrei boletim de ocorrência todas as vezes que fui assaltado, porque sei que não vai resolver nada, não acredito que a polícia vai recuperar os objetos roubados. Falta empenho e falta vontade.


Renato Ferreira – 17 anos – Santos Reis



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



NÃO FAZ NADA



Já tive minha moto roubada e fui à delegacia para registrar boletim de ocorrência apenas por causa da burocracia, caso minha moto fosse recuperada. Isso aconteceu há cerca de seis meses e até hoje não tive nenhum respaldo dos órgãos de segurança pública. Hoje em dia, assim como eu, as pessoas que conheço não procuram mais a polícia para fazer boletim de ocorrência porque não vai dar em nada, a polícia não faz nada para recuperar nossos pertences e os bandidos ficam aí soltos, roubando cada dia mais.


Nilson Alves – 34 anos - Sumaré



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



MILAGRE



Não acredito que os órgãos de segurança pública tenham se empenhado em resolver os crimes cada vez mais freqüentes em nossa cidade. Talvez pela falta de estrutura física e logística, porque sabemos que muitos policiais querem trabalhar, desempenhar seu papel de acordo com a lei, mas esbarram na impunidade e na falta de estrutura de trabalho. Já fui assaltada e por incrível que pareça, quase por um milagre, tive meus objetos recuperados.


Rosane Ribeiro – 31 anos – Major Prates



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



PALHAÇOS





Já fui assaltada e eu mesma recuperei parte dos objetos roubados. Fiz boletim de ocorrência somente por causa dos documentos que foram levados, porque sei que não resolve nada. Acho que a falta empenho dos órgãos de segurança pública e conscientização da população que elege um bando de palhaços para o Senado que só pensam em si mesmo, e nada fazem para combater o crime. Os reféns: somos nós.


Rosilene Alonso Píeres – 39 anos – São Luiz



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



ÀS VEZES



Já fui vítima de crimes e nem sempre registrei boletim de ocorrência porque sei que não adianta nada. Quando registrei a ocorrência foi só por causa da burocracia.


Willian Fonseca Prates – 24 anos – Vila Sion



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



PERDI AS ESPERANÇAS



Perdi as contas de quantas vezes já fui vítima dos bandidos em Montes Claros. Só na minha casa, assaltantes já entraram quatro vezes. Não fiz boletim de ocorrência porque perdi as esperanças. Sei que os órgãos de segurança pública podem melhorar o desempenho e efetivamente ajudar a combater o crime, mas falta vontade. O caminho hoje, acredito, é pegar com Deus e buscar ajuda para que as pessoas  não entrem no mundo do crime e nossas crianças  não se tornem os bandidos de amanhã.


Severiano Neto – 42 anos – São Judas



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



FALTA EMPENHO





Já fui assaltada, mas não fiz boletim de ocorrência. Não adianta nada, pois falta empenho dos órgãos de segurança pública.


Suelen Soares – 18 anos – Canelas

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por