Produção: Naíma Rodrigues
Fotos: Wilson Medeiros
Medidas implantadas pela administração municipal de Montes Claros geram apreensão na população carente, pois a prefeitura diz que quem não estiver com o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano em dia, poderá vir a perder os direitos sobre a residência, tendo o local leiloado ou penhorado pela justiça.
Em matéria anterior, O Norte, no dia 25 de novembro, ouviu o advogado Maurílio Neris de Andrade Arruda, consultor jurídico municipal. Ele disse que o IPTU é uma fonte constituinte, estabelecida pela Constituição Federal, em favor do município e que faz parte dos chamados serviços gerais. Contudo, o advogado alega que, aqueles que não têm condições de quitar o imposto, têm o direito de não ter a sua casa penhorada, assegurado pela Lei Federal de número 8009/90, implantada em 29 de março de 1990.
O Norte mais uma vez foi às ruas para saber da população se ela acha correto a prefeitura tomar a casa de quem não pagou o IPTU. Você também pode opinar sobre o tema na pagina do Jornal pela Internet clicando aqui.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
TEM QUE ANALISAR
- Não, porque têm que ser analisados os motivos que levaram a pessoa a não pagar o IPTU. Cada caso é um caso.
Joquemede Jesus, doméstica, Santa Lúcia
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
NÃO MESMO
- Isso não é certo de maneira nenhuma. Tem que observar a condição de cada um, até mesmo porque o IPTU está muito caro. No ano passado eu paguei 600 reais de IPTU atrasado. Neste ano, já foi 100 reais. Somos muito sofridos. Temos que sacrificar alguma coisa para poder pagar em dia, então vai embora o dinheiro da escola, por exemplo. É triste já que não podemos dar tudo que queremos aos nossos filhos e ainda temos que sacrificá-los para poder estar em dia com a prefeitura.
Afonso Fernandes, pedreiro, Conjunto José Carlos de Lima
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
NÃO É JUSTO
- Não, pois quem precisa mais, como eu já precisei, sabe que isso não é justo, ainda mais para quem paga o IPTU caro. Mas, se não deu para pagar, fazer o quê, né? É não pagar e esperar o tempo melhorar.
Ana Teixeira, aposentada, Maracanã
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
DIFICULDADES
- Claro que não, pois tem muitas pessoas que não têm mesmo nenhuma condição de pagar IPTU. Para eu pagar, tenho que deixar de comprar um gás ou uma feira, mas até agora não vi onde meu dinheiro está sendo investido.
Wilson Fernandes, vendedor, Tiradentes
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
SÓ PROMESSA
- Ninguém sabe a necessidade de cada um, isso é errado. Alguns lutam tanto para conseguir uma casa para quê? Para o prefeito poder tomar? Não estou vendo nada sendo feito pela cidade. Vejo, sim, algumas pessoas deixando de alimentar os filhos para poder pagar o prefeito, que fez tantas promessas e não fez nada até agora. Cadê a palavra do prefeito? Onde está?
Ana Paula Alves, Santos Reis
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
DINHEIRO SEM RETORNO
- Errado, pois nem tudo mundo tem serviço. Geralmente fico em ordem com o pagamento, mas neste ano ainda não sei como vou ficar, como vou fazer para pagar. È tanta coisa que deixamos de fazer, para pagar IPTU e depois a gente nem vê obras concluídas na cidade.
Juracy Neres, dona de casa, Alcides Rabelo
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
MINHA CASA, NÃO/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"center">
- Não, porque aí eu fico sem casa. Eu não estou em condições de poder pagar agora. É um absurdo. A casa, que é da gente, eles querem tomar de nós? Conquistamos com muita luta pra isso? Pra alguém chegar e tomar de nós? Não estamos pagando não é porque não queremos, é porque não temos condições.
Marizete Rodrigues, autônoma, Vila Atlântica
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
NOVAS FORMAS DE PAGAMENTO
- O assunto tem que ser analisado, encontradas formas de pagamentos coerentes com as condições de cada pessoa. Não está certo chegar e tomar a casa dos outros. A pessoa luta tanto para conseguir comprar a casa própria para alguém chegar e tomar? Coitada.
Jose Dias de Jesus, motorista, Camilo Prates
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
NADA
- Acho errado. Talvez a pessoa que deixou de pagar o imposto não tinha condições. Deixo até de comer para pagar o IPTU e existem muitas pessoas fazendo isso, o que é um absurdo, já que o prefeito não está sabendo utilizar esse dinheiro, porque ele não está fazendo nada, nada, nada.
Maria do Carmo, autônoma, Cintra
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
TOMAR NÃO, MAS NEGOCIAR, SIM
- Eu não acho isso certo. Os débitos devem ser parcelados em varias vezes para a pessoa poder pagar. Entretanto, a prefeitura não deve, em hipótese alguma, tomar a casa dos outros.
Terezinha Passos, serviços gerais, Morrinhos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
INJUSTO
- Não, porque quem não paga é porque não pode pagar mesmo. Isso é injusto, eu não pago IPTU, estou isento de imposto, mas isso não é felicidade não, felicidade é quem tem dinheiro para pagar.
Roque José Alves, aposentado, Santa Rita
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
NUNCA VI ISSO
- Não, pois nunca a prefeitura de Montes Claros fez isso, por que vai fazer agora? Agora, quem é que sabe se esse dinheiro está mesmo sendo bem investido? O prefeito não faz e não fala nada a respeito.
Ivone Santos, aposentada, Morrinhos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
DESUMANO
- Não, de forma alguma, isso é ser desumano com um pai de família, é desonesto. Para poder ficar em dia com IPTU, tenho que deixar de pagar conta de água ou de luz, e esse dinheiro que pagamos não vem sendo bem investido, não.
Nair Soares, dona de casa, Vila Campos