Produção: Willian Cavalcanti
Fotos: Wilson Medeiros
Com a realização do processo licitatório para exploração do transporte coletivo urbano de Montes Claros, a prefeitura recebeu das empresas Alprino e Transmoc R$ 12 milhões, recursos que devem ser utilizados na melhoria dos serviços, como asfaltamento dos itinerários dos dois lotes e construção de modernos terminais de passageiros.
O Norte foi às ruas saber a opinião dos usuários sobre a licitação que confirmou, por mais 10 anos (prorrogável por igual período) a Alprino e Transmoc como concessionárias. A grande maioria dos entrevistados gostou do resultado da licitação, sob o argumento de que as empresas já estabelecidas têm condições de prosseguir explorando os serviços, embora julgue que muito ainda precisa ser feito para que o transporte seja ideal.
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
30 ANOS
- Temos que apoiar as empresas que são de Montes Claros mesmo. Essas empresas de fora podem fazer alguma coisa errada. Mas acho que a concessão não deveria ser de dez, mas de 30 anos.
Jordani Alves, mototaxista, Santa Rita II
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
MELHOR ASSIM
É melhor que sejam empresas de Montes Claros, pois geram emprego na cidade. Essas empresas de fora vêm pra cá só pegar dinheiro e não geram empregos. Mas a concorrência é boa para o consumidor.
Reinaldo Pereira, vendedor, Edgar Pereira
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
MELHORIA DO SERVIÇO
Acho melhor as empresas daqui ganharem, pois já estão instaladas na cidade e assim podem, mais facilmente, dar prosseguimento ao bom serviço que realizam. Agora a tendência é só melhorar o atendimento.
Anderson Felix, representante comercial, Alto São João
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
CONTRA
Não vai ser bom para a população. E quem mais vai sofrer é o trabalhador assalariado, que não vai ter condições de pagar o preço da passagem. Acho que o serviço é muito ruim.
Normando José Andrades, segurança, Santo Expedito
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
TRADICIONAIS
As empresas Alprino e Transmoc são tradicionais em Montes Claros e, mais do que nunca, merecem continuar prestando serviço à população. Qualquer cidadão pode perceber que as empresas sempre evoluíram.
Wilson Silveira, advogado, Cândida Câmara
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
INTERVALOS MENORES
Na linha 62, principalmente, falta muito ônibus. O intervalo de 45min é muito grande. Acho que eles deveriam diminuir esse tempo. Muitos ônibus estão velhos e as empresas poderiam renovar a frota.
Thiago Tolentino, estudante, Centro
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
HORÁRIOS
Não gosto do serviço prestado atualmente. Tem que melhorar bastante, principalmente em relação aos horários. Às vezes, a gente fica mais de uma hora esperando.
Solange Rodrigues, atendente de lavanderia, Vargem Grande
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
PODE MELHORAR
Acho que devem continuar com as empresas da cidade mesmo. Mas elas têm que melhorar muito o serviço, principalmente em relação aos horários dos ônibus.
Íris Aparecida Santos, caixa, Morrinhos
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
ÓTIMO
Atualmente o serviço está ótimo. Mas os horários das lotações são um problema. As vezes acontece de passar todas ao mesmo tempo e faltar ônibus. Teria que ter um espaço de tempo mais organizado entre um e outro.
Francinete Cruz, vendedora, Delfino Magalhães
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
QUALIDADE
A qualidade do serviço das duas empresas é bom, mas acredito que é preciso mais ônibus para as linhas existentes. Na linha que utilizo, há vários ônibus, mas acho que precisa de outros mais.
Vilma Moreira, vendedora, Barcelona Parque
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
ESPERA
O serviço é bom. O problema, algumas vezes, é o tempo de espera, que acaba sendo bastante grande pela demora dos ônibus. Eles poderiam colocar mais lotações para não haver essa espera.
Genilva Gonçalves, caixa, Roxo Verde
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
EM BOA HORA
As empresas Alprino e Transmoc estão há muito tempo com a concessão e a gente escuta bastante reclamações. Acho que realmente estava na hora dessa licitação.
Gilberto Barbosa Amorim, músico, Nossa Senhora de Fátima
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
ÔNIBUS LOTADOS
Não gosto muito do serviço. As lotações demoram muito e estão sempre lotadas. Outro problema é o horário que elas passam. Acho que é preciso colocar mais ônibus na rua.
Flávia Gonçalves, vendedora, Renascença
. . . . . . . . . . . . . . . . . .
SUA OPINIÃO
Envie também a sua opinião acessando o formulário online clicando aqui ou escrevendo diretamente para onorte@onorte.net. Os e-mails devidamente assinados são publicados em onorte.net e na edição impressa, que circula diariamente nas bancas dos principais municípios do Norte de Minas.