Enquete:- Como você vê a denúncia de fraude na licitação do transporte coletivo?

Jornal O Norte
04/05/2007 às 09:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:03

Produção: Larissa Rodrigues


Fotos: Wilson Medeiros

A princípio tudo estava sendo feito dentro da normalidade. Após três décadas de predomínio de um contrato de concessão do serviço de transporte coletivo urbano para duas empresas locais, a prefeitura decidira abrir concorrência pública, com a participação de interessados de outras partes do país. Bastou, no entanto, que os envelopes com as propostas fossem abertos para que a advogada de uma das concorrentes, Regina Celi Daminato, constatasse indícios de fraude, devido à impressionante semelhança entre os itens propostos por um empresa de Belo Horizonte e outra de Campinas – SP. O caso foi parar na justiça, que deverá pronunciar-se nos próximos dias, decidindo se a licitação será ou não anulada. Enquanto isso não ocorre, O Norte sai às ruas para ouvir seus leitores sobre esta e outras licitações realizadas pelo poder público.

A pergunta é:

- Como você vê a denúncia de fraude na licitação do transporte coletivo?

Embora com opiniões diversificadas, os entrevistados são de opinião que os processos licitatórios são fundamentais na escolha dos serviços públicos. Entretanto, uma parcela significativa das pessoas ouvidas é de opinião que as licitações nem sempre são feitas de modo transparente, ficando seu resultado condicionado a influência de forças políticas e empresariais.

Na enquete, há quem julgue não ser preciso licitação para determinar as empresas que explorarão o transporte coletivo: basta que as concessionárias atuais melhorem seus serviços.

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

NORMAL



- É importante o processo de licitação para moralizar os órgãos públicos. Mas precisa ser feito de forma transparente, deixando a população informada do que está acontecendo. A melhor forma é aceitar na licitação empresas honestas que estejam dispostas a oferecer uma boa qualidade com o menor preço. Mas, infelizmente, moramos em um país propício à corrupção, Com isso, muitos acham normal aceitar agrados e fazer favores, ajudando um lado.


Hilário Bispo, professor, Vila Brasília

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONCORRÊNCIA

Penso que sempre existe aquela guerra de fraudes e denuncias. Acredito que possa ser uma coincidência o que aconteceu em Montes Claros. Algumas empresas fornecem dados parecidos uns com os outros. Não vejo possibilidade de fraude nesse processo.


Jailson Alencar Soares, fotógrafo, Bairro Major Prates

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CORRETO

Acho correto o processo de licitação, para quebrar o monopólio e melhorar os serviços prestados para a população. Todo serviço público deve ser escolhido através de licitação, como vem sendo feito.


José Valter, autônomo, Bairro Cristo Rei

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

INFLUÊNCIA

Acho que essas licitações não acontecem de forma muito correta e nem honesta. Nesses processos, acontecem influência política e muito interesse empresarial. O processo de licitação feito pelos órgãos públicos não pode ser considerado sério.


Washington Martins, militar, Vila Brasília

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

GRANDES E PEQUENOS

Não acho justo o processo de licitação. Existe muita influencia de pessoas que estão no poder, como por exemplo, políticos e donos de grandes empresas.  Os donos de grandes empresas pagam os pequenos para concorrer no processo.


Nilson Ferreira Santos, cabeleireiro, Bairro Morrinhos

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

FALHA

È certo que acontece muita falha nos órgãos públicos. Quando empresas novas querem entrar no processo, existe um certo receio, muitas brigas. Todo processo licitatório em órgão públicos tem influencia política.


Dário Teixeira Cotrim, advogado, Bairro São José





. . . . . . . . . . . . . . . . . .

POSITIVO

Acontece de forma positiva, com objetivo de ajudar a comunidade. Sei que eles fazem esse processo dentro da lei. Não acredito que possa haver fraude.


Gilmar Francisco Oliveira, autônomo, Bairro Novo Delfino

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONFUSÃO

É um problema confuso, e difícil de ser solucionado porque as empresas que já estão atuando há muitos anos não aceitam que entre concorrência.


Julio Pereira Gomes, motorista, Bairro Lourdes

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CERTO

Acho o processo de licitação muito importante, e estou certo que acontece essa escolha de forma correta e honesta. Não vejo a possibilidade de manipulação.


João Francisco Xavier, taxista, Bairro Todos os Santos

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

ACABAR

Não vejo necessidade de acontecer o processo licitatório. Acho que precisa manter e aperfeiçoar os serviços das empresas que já fornecem serviços há muitos anos. Deve acabar com a licitação.


Valdhe José, cobrador, Vila Tiradentes

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

INTERESSANTE

Uma forma muito interessante para tentar quebrar o monopólio que existe. Descentraliza todo o poder da mão de alguns, abrindo licitações. Mesmo com algumas influências, a licitação tem que existir.


Leonardo Henrique Amorim, comerciante, Bairro Cidade Nova

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONFIANTE

É obrigatório. Com a licitação, vai haver uma maior demanda de empresas interessadas, procurando desenvolver melhores condições. A população anda muito descrente com os órgãos públicos, mas acredito que eles merecem um voto de confiança. 


José Sardinha, técnico de futebol, Bairro Major Prates

. . . . . . . . . . . . . . . . . .

DESRESPEITO

 

Falta um pouco de respeito da parte deles com a população, que confia e acredita que, com esse processo, possa melhorar a prestação de serviços na cidade. Acho que o problema está nas empresas que participam da licitação. Acredito que se elas trabalharem com mais seriedade, pode resolver esse problema.


Isadora Maria, estudante, Centro

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por