Logotipo O Norte
Sábado,28 de Dezembro

É preciso acabar com a fome de educação

Jornal O Norte
Publicado em 27/07/2007 às 10:48.Atualizado em 15/11/2021 às 08:10.

André Senna *



O caminho para que pelo menos haja uma amenização da fome, problema que afeta grande parte dos norte mineiros, seria uma educação de qualidade. É fortalecendo as bases que se consegue uma edificação de qualidade. E é neste sentido que acredito que a educação, desde a sua base até o nível superior, deveria ser prioridade em qualquer governo.



Sabemos que são muitas as ações de governo no sentido de fornecer pelo menos educação básica às crianças. Mas isto não basta,faz-se necessário um trabalho social com as famílias dessas crianças. Não adianta nada lhes fornecer educação para buscarem algo melhor em suas vidas, se em suas casas sofrem com os pais, parentes ou responsáveis. Muitas delas não são autorizadas a freqüentarem as escolas por ignorância de seus próprios pais.



A educação não acaba apenas com a fome de alimentos, acaba também com a fome de aprendizado, de sabedoria. É com toda certeza a forma mais clássica de se buscar uma melhor posição social no atual mundo capitalista em que vivemos. Uma criança que não tem acesso a educação de base é um verdadeiro crime que a sociedade, e principalmente seus governantes cometem. Ali se acabam sonhos que nem tiveram oportunidade de começar.



É realmente muito triste, mas é uma realidade cada vez mais comum. Confesso que é muito difícil saber do problema e precisar contar com o poder público para colocar em prática ações que poderiam melhorar ou pelo menos amenizar o problema social. Porque políticos hoje com algumas exceções não pensam assim. Só querem o bem próprio. Oferecem cestas básicas ou alguns trocados, quando deveriam realmente era consertar o problema na base.



No desenvolvimento social, na educação de verdade para os menos favorecidos. É por falta de educação que vemos políticos de péssima índole se perpetuando no poder mandato após mandato. Se cada um de nós fizer um pouquinho, um esclarecimento básico a comunidades que tenhamos acesso no final terá acabado com boa parte do problema da fome de educação, fome de esclarecimento. E aí talvez consigamos barrar a perpetuação dos carcarás de votos que já estão voando rasante pelas periferias.



Confio no povo, confio na nova geração de políticos e principalmente confio nos eleitores que já demonstra que política é diferente de politicagem. Pelo fim da fome de educação, diga não aos bandidos da corrupção nas próximas eleições. Entendamos de vez que educação de qualidade é fundamento principal da essência humana. Um homem sem educação é alienado aos fatos sociais que o rodeiam.



* Universitário

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por