Logotipo O Norte
Sábado,4 de Janeiro

Do Chile, internauta pede informações sobre festival: Leia os últimos e-mails enviados pelos leitores e publique também o seu!

Jornal O Norte
Publicado em 07/12/2007 às 11:12.Atualizado em 15/11/2021 às 08:25.

DO CHILE, INTERNAUTA PEDE INFORMAÇÕES SOBRE FESTIVAL



Da Universidade de Concepcion, no Chile, chega à redação um dos muitos formulários enviados pelos internautas que, diariamente, numa média de 2.500 acessos, visitam a versão eletrônica de O NORTE. No caso em tela, o estudante do curso de Engenharia da Computação pede informações, já devidamente respondidas, sobre o X Festival internacional do folclore, programado para maio de 2008. Eis a mensagem, na íntegra:



Nome: Eliseo David Jimenez Navarro


E-mail: ejimenezn@gmail.com


Cidade: Chile-Concepcion


Telefone: (56) 995639977


Mensagem: Le escribo para solicitar información sobre eventos a realizarse en el mes de mayo de 2008, formas y condiciones de postulación, el motivo es para ver la posisbilidad de participar en una verson X de la versión de Festival de Folklor que se realizórn año pasado en: Paracatu, Diamantina, Januaria, Montes Claros, nosotros somos un conjunto de Cantos y danzas tradicionales, como director de Baile me he preocupado de tratar de llevar al escenario el mas fiel reflejo de la danzas recopiladas, con un arreglo coreográfico y estético acorde a un espectáculo de folclore. algunas presentaciones de nuestro conjunto se encuentras publicadas en al casa de Estudios a la cual pertenece esta agrupación http://apc.ubiobio.cl/noticias/view_vistas.shtml?cmd[18]=i-32-673bd5bde890cfda74f061079eafc4e5 En espera de yna pronta y psoitiva repuesta Saludos - Eliseo Jiménez Navarro - Estudiante Ingeniería Ejecución En Computación e Informática Universidad del Bío Bío Concepción - Chile.




. . . . . . . . . . . . . . . . . .



DESPERDÍCIO



Nome: Raimunda Coutinho


E-mail: raimundacoutinho@yahoo.com.br


Cidade: Montes Claros


Mensagem: É vergonhoso o desperdício de água no passeio ao lado do estacionamento da prefeitura de Montes Claros. Água sendo desperdiçada 24 horas e nenhum funcionário da prefeitura vê isso? Nem no 5º dia útil do mês quando fazem filas quilométricas na porta do banco Itaú.



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



COMO PREFEITO...



Nome: Matilde P. Costa Vieira


E-mail: ma_pcv@yahoo.com.br


Cidade: Palmas- TO


Telefone:(63) 3215.2072


Mensagem: Gostaria de dar os parabéns ao prefeito Athos Avelino, por ter mudado tanto. Ah, quero também agradecer o que fez por minhas filhas. Graças a ele, uma está trabalhando em Brasília, através concurso federal, e a outra passou em primeiro lugar na UNAI/MG. Graças a Deus, todos os 4 estão formados e trabalhando devido à sua capacidade. Uma pena que o senhor não continue sendo médico, pois era um excelente médico.



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



MARMELADA GERAL



Nome: Fabíola Vieira de Paula


E-mail: faby@ hot-mail.com


Cidade: Montes Claros


Mensagem: A corrupção está à solta. Em todas as modalidades e categorias vemos a toda hora e instante tal malignidade. É alguém que puxa a sardinha descaradamente para seus protegidos, na ânsia de tentar ou puxar saco ou em razão de qualquer outro interesse que não se pode julgar. Por falar nisso, eu, como macaco de auditório que sou, aproveitei a visita aos familiares de Diamantina no dia 28\11\07 e fui prestigiar o concurso de canto Lobo de Mesquita. Tudo bem. Encabeçava o corpo de jurados um maestro da minha terra, que eu nem conhecia, e de cara notei a influência que exercia perante os outros companheiros de escrutínio. De cara deu o primeiro lugar a um seu afilhado e conterrâneo antes mesmo de ser julgado. Houve uma inversão ímpar de prioridades que pegou até mal e revoltou os presentes. Enquanto o segundo lugar, na concepção da platéia e do corpo de jurados seria sem sombra de dúvidas o vencedor, indiscutivelmente melhor concorrente. Com isso, eu quero exemplificar as tantas influências e injustiças existentes que tendem a tirar o estímulo de quem ainda se ilude e ainda crê na sinceridade de concursos como esses feitos apenas para beneficiar os seus protegidos. Até mesmo os seletivos feitos por debaixo do pano, que eu falarei numa outra oportunidade, os dos certames de beleza, quem ganha é a mais feia etc. Enfim, são julgados sem critério. fica aí um questionamento na minha cabeça, eu que tenho filhos adolescentes. O que será do futuro deles?



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



CONVITE



Nome: Partido Socialismo e Liberdade- Psol 50


E-mail: psolmoc@yahoo.com.br


Cidade: Montes Claros- MG


Telefone: (38) 3222.2701


Mensagem: Sábado, estaremos reunidos na câmara municipal, para dar posse à diretoria provisória do partido. Abordaremos o tema Revolução russa e falaremos também sobre pré candidaturas para as eleições de 2008. S(ol)audações socialistas e libertárias.



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



UMA VERGONHA!



Nome: Danilo Dávila


E-mail: gladstonedavila@yahoo.com.br


Cidade: Montes Claros


Telefone: (38) 9144.2225


Mensagem: Meus manifestos de repúdio por mais uma vez o congresso dar demonstrações de desonestidade e falta de respeito para com o povo brasileiro, absolvendo o famigerado Renan Calheiros, um dos maiores picaretas do nosso país, atrelado à gangue do Planalto.



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



NO VILAGE, NÃO!



Nome: Sérgio M. dos Santos


E-mail: sergimak@yahoo.com.br


Cidade: Moc


Telefone: (38) 9954.1266


Mensagem: Cefet - Centro federal de estudos tecnológicos no Vilage do Lago? Só pode ser brincadeira, e de mau gosto. Uma obra dessa importância para a juventude de toda a cidade não pode ser jogada para fora do mapa de Moc. Onde está a inteligência dos inteligentes da Seplan e do PT? Basta ver onde estão as áreas mais populosas para esse tipo de freguesia, onde tem os melhores acessos, infra-estrutura, segurança etc. Estão esquecendo de dar uma olhadinha no mapa de Moc. Construir o Cefet no Vilage é jogar investimento fora!



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



PRESENTÃO



Nome: Raquel Dias Lopes


E-mail: raquellopes@connect.com.br


Cidade: Belo Horizonte


Telefone: (31) 9335.7102


Mensagem: Oi! Recebí alguns telefonemas aqui por ter dado uma opinião sincera sobre festas em Moc City... Confesso pra você, Reginauro, que o meu melhor presente de aniversário foi o seu. Obrigada!



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



CIRCUITO FECHADO



Nome: Ana Maria Braga Spin


E-mail: anam@click21.com.br


Cidade: Belo horizonte


Mensagem: Conforme disse a leitora Raquel Dias Lopes (BH), eu também concordo em grau, gênero e número com suas palavras. Morei aí em Montes Claros nos anos 70 e não suportei a falta de abertura própria de vilarejos. Até hoje Moc mantém aquele tradicionalismo vivo em achar que só as festas de Theo é que valem a pena, em pleno século XXI. É sempre aquela velha história: os do circuito fechado costumam achar que a oposição faz parte de grupo de despeitados. Isso não existe, gente! O ser humano nasceu para lutar e ser dono de si. Quando morei aí, era assediada para compor o seleto grupo de glamour e sempre me esquivava, por pensar alto. Tratei de mudar urgente daí, antes que fosse tarde demais. Hoje, me formei em Psicologia pela UFMG e me especializei no exterior em Psicologia clínica estrutural. O certo é que me tornei independente. Agora, do alto da minha desenvoltura, eu pergunto: Se morasse ainda aí eu não estaria degenerada não? A cidade aí não cresce, incha... As cabeças, como sempre, permanecem pequenas, dependentes.



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



LOBBY PRÓ ALDECI



Nome: Idelfonso Pereira


E-mail: www.idelfonso.pereira@yahoo.com.br


Cidade: Montes Claros


Telefone: (38) 9954.1016


Mensagem: Quero parabenizar o grande jornalista Aldeci Xavier, que traz as informações da nossa política local.



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



APELO



Nome: Sílvio Fernandes


E-mail: silviofernan@yahoo.com.br


Cidade: Montes Claros


Telefone: (38) 8807.8052


Mensagem: Venho através deste pedir, pelo amor de Deus, que o novo presidente do PPS, Adriano Becatinne, defenda os legítimos interesses partidários da sua agremiação e não os interesses do senhor Athos e família, pois senão o PPS correrá o sério risco de ser banido do mapa (de novo) pela população, que está de olho. Adriano, está nas suas mãos fazer a diferença. Boa sorte, amigo!



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



NÃO À TRANSPOSIÇÃO



Nome: Eurípedes Barbosa Ribeiro


E-mail: ribeiro.euripedes@ig.com.br


Cidade: Camaçari – BA


Telefone: (71) 3672.2049


Mensagem: Transposição: redenção ou extinção? Ribeirinho de carterinha, sinto-me no direito e no dever de manifestar-me sobre esse nefasto projeto de transposição do Velho Chico. Nasci às margens do São Francisco, no início da década de 50, na antiga cidade de Pilão Arcado, BA, hoje submersa pela intervenção humana no seu curso natural, que gerou o lago e a hidrelétrica de Sobradinho. Ainda criança de colo, subi o rio em um gaiola com a minha família e fixei-me em Pirapora, MG, cidade que, juntamente com a vizinha Buritizeiro, então Piraporinha, acolheu a minha infância e adolescência. O Velho Chico ensinou-me a nadar e a pescar. Ensinou-me a amá-lo, a temê-lo e, sobretudo, a respeitá-lo. Teve oportunidade, em várias ocasiões, de tirar-me a vida por desafiá-lo, mas soube ser generoso e poupar-me, devolvendo-me à margem. O tempo afastou-me da convivência diária com os seus pescadores, lendas e carrancas, mas manteve intacto em minha alma o sentimento barranqueiro, esse sentimento que revivo em minha memória e nas freqüentes visitas que realizo regularmente, desde que parti há quase 40 anos. Desde então tenho acompanhado com tristeza a rápida degradação do rio, fruto da irresponsabilidade, da insensatez e da ganância dos políticos e seus projetos mirabolantes, que sacrificam as futuras gerações, em nome das próximas eleições. E em nome de um suposto progresso, transformam o sagrado leito do rio em um grande esgoto a céu aberto, condenado a receber, através das suas já não tantas artérias, como o Rio das Velhas, um dos seus mais importantes afluentes, toda a sorte de detritos, dejetos e rejeitos, toda a imundície química e orgânica captada na região metropolitana de Belo Horizonte e de centenas de outras cidades. A destruição das matas ciliares e do cerrado da minha infância, com toda a exuberância da sua fauna e flora, e a inconseqüente substituição por florestas homogêneas de eucaliptos, tem contribuído para a irregularidade do regime de chuvas e a intensificação do assoreamento do rio, tornando inviável a sua navegação comercial em virtude dos altos custos dos serviços de dragagem. A extinção da Franave, Companhia de Navegação do São Francisco, no contexto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é apenas a confirmação de que o rio, que era o seu sustentáculo, agoniza. Não é preciso ser técnico para constatar que o Velho Chico, esse patrimônio que a natureza criou e vem tentando preservar a milhões de anos, está morrendo. Lembro-me que na minha infância, a pouco mais de 40 anos, costumava nadar da margem até o primeiro pilar da ponte Marechal Hermes, numa distância de cerca de 40 metros, de Buritizeiro em direção a Pirapora. O pilar, que estava então fixado sob águas profundas e caudalosas logo acima da cachoeira, encontra-se hoje, juntamente com o segundo pilar, distante outros 50 metros, em terra firme. É assustador verificar, que a dimensão do estreitamento do leito do rio, tenha ocorrido em tão pouco tempo. O projeto de transposição do Rio São Francisco pode até ser considerado viável tecnicamente, considerando-se as condições atuais do rio. Mas, gastar-se bilhões de reais em canais, açudes e adutoras, sem que antes seja incrementada e concluída a revitalização do rio, é mero exercício de megalomania e desperdício de dinheiro público, por parte de profetas e Messias de ocasião. É a concepção irresponsável do grande elefante branco que serão, num futuro não muito distante, os intermináveis canais secos no meio do semi-árido. E não é um mero exercício de catastrofemania afirmar, que num futuro que pretendemos distante, alguém poderá, ao observar um leito de lama e de pedras, dizer: ali existiu um grande rio chamado carinhosamente pelos seus ribeirinhos de Velho Chico!



. . . . . . . . . . . . . . . . . .



ESCREVA TAMBÉM



Envie também a sua opinião sobre nossas reportagens acessando o formulário online clicando aqui ou escrevendo diretamente para onorte@onorte.net. Os e-mails devidamente assinados são publicados em onorte.net e na edição impressa, que circula diariamente nas bancas dos principais municípios do Norte de Minas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por