Logotipo O Norte
Sexta-Feira,26 de Dezembro

Disputa voto a voto

Artur Leite

Jornal O Norte
Publicado em 16/10/2014 às 22:24.Atualizado em 15/11/2021 às 16:38.

Tenho conversado com diversos prefeitos, ex- prefeitos, vereadores e lideranças da região,  o sentimento que pude sentir é que Minas Gerais tem que responder a altura os desafios da eleição da semana que vem. Muitos deles que estiveram com Dilma no primeiro turno  refletiram e estão voltando atrás, enquanto outros preferem o silêncio e esperam pela chegada do governador eleito Pimentel, que deve ocorrer nesta sexta-feira, conforme agenda divulgada. Quem esperava que haveria dinheiro farto para contratar formiguinhas, alugar carros e motos e contratação de lideranças já viu que o negócio agora é na base da saliva e do sapato, como gostava de dizer o  saudoso Mário Ribeiro. O certo mesmo é que a dez dias da eleição  a disputa presidencial ainda não está decidida. Há um equilíbrio muito grande entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Apesar do cenário favorável politicamente ao tucano, as intenções de votos válidos se mantiveram inalteradas de acordo com os resultados das últimas pesquisas Ibope e Datafolha _ 51% dos votos válidos para Aécio contra 49% para Dilma.

A campanha do PT na TV e no rádio freou a onda tucana. Embora tenham ocorrido leves alterações nos segmentos, o resultado geral é igual aos divulgados pelas pesquisas da semana passada. O empate técnico entre os candidatos se manteve. O certo mesmo é que Aécio Neves está vivendo uma semana de aspectos positivos, pois recebeu apoios importantes , leia-se Marina e a família de Eduardo Campos, enquanto que Dilma vai amargando os anúncios dos depoimentos dos diretores da Petrobrás que estão em delação premiada e soltando os cachorros. É bom lembrar que as pesquisas afirmam que o apoio de Marina pode ser mais um empecilho do que um reforço para o tucano. Na semana passada, 13% disseram que não votariam num candidato escolhido por ela. Após ter declarado apoio a Aécio, 23% disseram que não votariam no nome indicado pela ex-candidata do PSB. Cresceu 10 pontos percentuais a rejeição a um candidato indicado por Marina. Pode ter havido uma desaprovação dos eleitores à decisão que a ex-senadora tomou no segundo turno.

As pesquisas mostram que o segmento de indecisos será muito disputado. Hoje, eles seriam 6% no Datafolha e 5% no Ibope. A troca intensa de ataques tende a continuar. Como a campanha do PT conseguiu elevar a rejeição de Aécio de 34% para 38% em uma semana, a tendência da equipe de Dilma é continuar com a artilharia pesada contra a carreira política do adversário e contra as ideias de Armínio Fraga, indicado para ministro da Fazenda num eventual governo tucano. Prosseguirá a associação de Aécio ao governo FHC. O ex-presidente Lula já atendeu ao pedido de maior participação na campanha de Dilma.

Já o time de Aécio agiu de forma ofensiva ao levar as acusações de corrupção na Petrobras para a propaganda no rádio e na TV. Tem feito críticas à inflação alta e ao baixo crescimento da economia. No entanto, em parte da propaganda política, o PSDB tem mais respondido do que realmente atacado. São peças que dizem que o PT acusaria o tucano com mentiras.

De alguma forma, o PT tem conseguido ditar mais a pauta do debate eleitoral. Nesse contexto, cresce a importância dos debates na TV. Ainda haverá três. O de ontem seria  no SBT. E ainda vem os  confrontos na Record e na Globo. Quem errar menos nos debates poderá levar uma vantagem decisiva em uma eleição tão apertada. SERÁ UMA ELEIÇÃO DE VOTO A VOTO...

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por