Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

Dedal de ouro - por Raphael Reys

Jornal O Norte
05/04/2007 às 11:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:01

Raphael Reys

Era uma vez, era uma vez, numa pequena cidade do interior chamada Rio Pardo, nasceu um menino que mais tarde veio a se chamar Dedal de Ouro. Embora tenha o nome de grife internacional, o nosso alfaiate tupiniquim já foi de tudo na vida. No início da carreira em Monte Azul, na flor da adolescência, foi enfermeiro de certo coronel líder político.  Função que exerceu por dez anos, com garbo.

Na verdade, chegava a fazer pequenas cirurgias para retirada de projéteis alojados no corpo dos jagunços do mandatário. Algodão, álcool, mercúrio, esparadrapos, pinças, bisturis e muito amor para dar.

Dava preferência aos ferimentos perfuro-contusos, deixando de lado os incisivos, ou os de corte de cima para baixo, ou vive-versa.

Juntamente com seu amigo Roque, presenteavam a Mudinha, uma personagem popular de então, dando-lhe pão com sardinha e caixa de fósforos, com objetivos supostamente libidinosos. Dedal de Ouro ficava de olho, enquanto os demais usufruíam do pecado.

Veio para Moc e se instalou na Rua Padre Augusto como Alfaiate Júnior, fazendo sucesso na montagem de fantasias carnavalescas. Uma das suas criações foi levada para Paris, onde um carnavalesco desfilou ganhando o primeiro Lugar. Na época ele era chamado de Rádio Globo, dado a sua língua ferina.

Houve uma demanda com conhecido alfaiate e hoje bacharel local quando disputou o posto de pai da criança inventada, modelo de calça masculina sem costuras laterais. Foi o maior qüiproquó! Voou strass por todos os lados!

Um menino contratado como seu auxiliar de alfaiataria, há quase quarenta anos trabalha com ele. É um eunuco da roça, ou seja, um rapaz donzelo.

Em 1975, o nosso Dedal de Ouro desfilou como destaque em um carro alegórico da escola Vanguarda do Samba. Vestido a caráter, ao lado de conhecido cantor e costureiro internacional, ambos em cima de um elefante. Foram ovacionados!

Convidado para ser assessor parlamentar do deputado federal Clodovil, está analisando as condições impostas pelo parlamentar para o exercício do cargo, para fazer o que o deputado faz, e ainda costurar...

Entre moldes, tesouras, esquadros, plumas e paetês, o seu atelier de costuras Dedal de Ouro é quartel general de sua entourage e fuxiquê, esta localizada no Quarteirão do Povo (Rua Simeão Ribeiro, em cima de Zezão Relojoeiro).

É só conferir!

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por