Dança do ventre: Quando a arte e a sensualidade são parceiras da saúde em cima do palco

Jornal O Norte
19/07/2005 às 16:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Cinara Dreide


Repórter

A dança do ventre é a mais feminina e sensual de todas as danças. A mulher, através da música árabe, une seus movimentos, sua expressão e sua sedução, transformando-os, no palco, em sentimentos, que compartilha com seu público. Há quem diga que a dança do ventre está ligada a rituais religiosos e danças sagradas.

De acordo com a professora de dança, Aline Lemos, não há qualquer ligação da dança do ventre com tais práticas. Segundo ela, não devemos levar em consideração esse conceito, pois hoje a bailarina é considerada uma artista.

A bailarina tem que ter disciplina de ensaio, se manter constantemente atualizada, saber receber críticas de verdadeiros professores de dança ou daqueles que possuem muitos anos de experiência e intercâmbio com mestres reconhecidos internacionalmente. Necessita possuir exímia técnica da dança oriental, além de conhecer os ritmos, as melodias e saber expressar-se através das músicas e comportar-se diante do público.

TÉCNICA

O conhecimento da técnica é fundamental. Contudo, sem sentimento e expressão, a dança torna-se mecânica e insignificante. A expressão corporal (demonstrada nos movimentos do corpo) e facial (demonstrada principalmente no olhar) deve acompanhar a bailarina em toda sua dança. Ela deve transmitir aos espectadores a melancolia ou a alegria das músicas.

- Muitas são as mulheres que fazem aula da dança do ventre e muitas delas procuram nessa dança modos de atrair os seus maridos, namorados e noivos. Por ser uma dança atraente e sensual. Tenho alunos de todas as idades, e não é só a mulher que procura a dança. O homem também - diz a professora.

Para Sara Rigamont, uma das alunas, a dança do ventre tem ritmo, movimentos rápidos e sinuosos e a bela estrutura física conta para a sensualidade da dança, que é outro fator importante e que está presente na mulher brasileira.

BENEFICIOS

Seus benefícios, tanto físicos como psicológicos são comprovados. Ativa a circulação sangüínea, melhora o funcionamento do aparelho digestivo, dos rins e dos órgãos sexuais. Proporciona a redescoberta do feminino, com todo o sensualismo que lhe é peculiar, auxilia nos relacionamentos, tonifica os músculos tornando-os alongados e elásticos, massageia os órgãos internos, auxiliando na digestão, entre outros benefícios que a dança do ventre traz aos seus praticantes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por