Curta política: Publicação de 24 de dezembro de 2008 - por Marcelo Valmor

Jornal O Norte
24/12/2008 às 10:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:53

PRAÇA DA MATRIZ



· Chamamos atenção dos nossos gestores para o desencontro dos bancos com as árvores da praça da Matriz em colunas anteriores. Para que não fiquem dúvidas quanto à veracidade das nossas informações, publicamos essa foto na qual fica nítida a presença de populares nos meios fios da praça enquanto o banco fica livre para o sol se por.

 

RUMO A PRIMEIRA DIVISÃO

· O time do Funorte acaba de garantir acesso à segunda divisão do campeonato mineiro. Todo esse sucesso se deve ao esforço, ao sonho e a capacidade empreendedora do deputado Ruy Muniz. Muita bobagem foi dita acerca deste projeto, inclusive de ter sido criado para fazer parte do projeto político do deputado. E de certa forma esse argumento não deixa de ter um pouco de razão. Afinal, todo projeto é um projeto político. Mas o que essas pessoas esquecem é que temos tradição nesse esporte, e o que Ruy fez foi retomar essa linha de tempo perdida.

 

RUMO A PRIMEIRA DIVISÃO II

· Fomos, e sempre seremos, apaixonados por futebol. Cassimiro de Abreu, Ateneu, e recentemente, o Montes Claros Futebol Clube são alguns desses exemplos. “Exportamos” craques para todas as partes do país; lotamos nossos estádios, as vezes, atrás de um simples jogo. Esse é o nosso destino.

 

RUMO A PRIMEIRA DIVISÃO III

· Mas para os críticos qual seria o pecado de Ruy Muniz? Ter lutado para constituir um time de futebol e religar a geração atual com os grandes nomes do passado? Ter lutado insistentemente para que fosse construído um estádio de futebol na nossa cidade, já que, gestão após gestão, não se vê esse projeto sair do papel? Por mobilizar homens e mulheres para alavancar um projeto de esporte que só uma pessoa com a sua obstinação poderia realizar? Se ele pecou, pecamos todos junto com ele, pois era o que nós desejávamos também. Parabéns Formigão/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"4">POLÍCIA MILITAR

· Encontra-se na Comissão Financeira da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, projeto que visa a criação de um fundo habitacional para os membros da Polícia Militar. Esse projeto vai de encontro a inúmeras reclamações das suas lideranças quanto às condições precárias de moradias que cabos e soldados “usufruem” tanto na capital quanto no interior do estado. Esse fundo deverá mobilizar recursos da ordem de 400 milhões de reais. Oportunamente daremos mais detalhes.

 

HISTÓRIA

· O governador de São Paulo, José Serra, através da Secretaria de Educação daquele estado, está reduzindo as aulas de histórias de três para duas semanais. Durante o Regime Militar (1964-1985), a carga horária, assim como o conteúdo dessa disciplina, foram reduzidos por motivos que todos conhecemos. Mas durante o processo de redemocratização do país essa mesma carga horária voltou a ser de quatro horas semanais. Posteriormente caiu para três. Com a desculpa de abrir espaço para filosofia e sociologia, Serra alarga ainda mais o fosso que separa o cidadão comum da idéia de país e nação. Esperamos que esse movimento, liderado por São Paulo, não encontre eco em outras plagas.

 

HISTÓRIA LOCAL

· Estaremos divulgando nesse minifúndio livros de pesquisadores da história de Montes Claros. A dica da semana vai para o livro do professor doutor Laurindo Mékie Pereira intitulado A Cidade do Favor: Montes Claros em meados do século XX. Fruto do seu esforço de mestrado, Mékie desvenda as relações político/sociais da cidade a partir da análise de vários eventos, notadamente a comemoração dos 150 anos da cidade ocorrida em 1957.

 

FILOSOFIA

· Foi eleito Chefe do Departamento de Filosofia da Unimontes Wagner Rocha. Wagner foi meu contemporâneo de Universidade e, assim como eu, esteve envolvido no movimento estudantil. Dono de um temperamento ameno e de uma aguçada sensibilidade (é poeta), ele tem tudo para fazer um trabalho dos melhores. Wagner, tenho certeza, comunga com a seguinte frase? “A gente não faz filosofia, o que fazemos é filosofar”.

 

NATAL

· Como diz Adriana Queiroz, todo dia é dia de Natal. Mas a oportunidade, diante de tamanha correria que tem transformado nossas vidas, de rever familiares e celebrar em família essa data, só se tornou possível, nos tempos de hoje, durante esse período. Portanto, paz no coração, trabalho, perseverança e amizade são os valores que deveremos sempre ressaltar no dia 25.

 

REFLEXÃO

· “Quando desejamos algo intensamente, todo o universo conspira a nosso favor”. (Goethe)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por