Curta política: Publicação de 17 de dezembro de 2008 - por Marcelo Valmor

Jornal O Norte
17/12/2008 às 08:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:53

CÂMARA MUNICIPAL

· Encontrei com o vereador Athos Mameluque, durante almoço no Mapa de Minas, e o mesmo me disse que está irredutível no seu projeto de presidir a Câmara Municipal. No mesmo encontro, Athos informou que o outro postulante é o vereador Ildeu Maia, sendo que o grupo do deputado Arlen Santiago – com cerca de seis vereadores - estaria também na disputa. É claro que com mais de 1/3 dos vereadores, as chances do deputado Arlen fazer o novo presidente são grandes. Mas não devemos esquecer que o prefeito eleito vai ter voz decisiva nessa eleição, o que acreditamos, cacifa Mameluque. Ildeu Maia, outro postulante, preocupado com problemas surgidos de última hora, não abrirá, também, mão da disputa.

 

CATEDRAL

· Uma das poucas praças centrais a não receber um mínimo de cuidado é a Praça da Catedral. A máxima de que Santo de casa não faz milagre parece se aplicar a tal local. Além de estar no coração da cidade e receber uma das mais importantes Igrejas, ela continua servindo somente para embarque e desembarque de ônibus de viagens de turismo, assim como sendo também ponto de início e chegada de passeatas políticas. Sem um projeto adequado, a Praça da Catedral acaba por não valorizar aquela bela Igreja ali instalada.

 

CATEDRAL II

· Sendo calçada de forma desnivelada e sem uma árvore adequada para seu entorno, a Praça da Catedral só é valorizada pelos micros comerciantes que ali instalam barracas de cachorro quente, refrigerantes e espetinhos, banca de jornal, carrinhos de pipoca, etc., fazendo daquele lugar um espaço lembrado por todos que ali param para saborear aqueles petiscos ou buscar informações nos vários jornais locais. Estive conversando com várias pessoas que vivem dessas vendas na semana passada e a reclamação é geral quanto a falta de cuidados com aquela região.

 

ESTACIONAMENTO

· O modelo urbano de Montes Claros não permite, ao contrário de outras cidades, o estacionamento em plena via pública. Por isso mesmo as garagens pipocam aos montes em toda a cidade. A maioria dispõe de manobristas habilitados e confiáveis, garantindo toda a lisura desses negócios, como o Estacionamento do Gaúcho, próximo a Catedral. Mas alguns ainda amontoam carros de forma desordenada, obrigando quem os estaciona a uma ginástica que requer, além do pagamento de hora fora dos padrões, uma boa dose de paciência na retirada dos veículos.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

· No último sábado, no programa “Na Corda Bamba”, apresentado pelo jornalista Hélio Machado, pudemos assistir a uma boa entrevista com o Comandante do 10º. Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros, Tenente-Coronel Franklin de Paula Silveira. Entre outros esclarecimentos, o Tenente-Coronel Franklin orientou os usuários de celular para que liguem no asterisco+quadrado mais o número 06 e novamente quadrado para identificar o número do seu telefone. Feito isso, o mesmo deverá ser anotado em uma agenda para, quando da perda ou furto, a Polícia Militar poder identificar o suposto marginal ou receptador do mesmo. Mas uma pergunta feita por esse escriba não foi respondida durante este programa: por que não se instala um posto policial móvel na av. Sanitária, já que o movimento bancário, de bares e boates, além de residências em seu entorno é considerável?

 

MENÇÃO HONROSA DOS GERAIS

· Foi realizada, no dia 09/12, em um Buffet da cidade, a festa de entrega da Menção Honrosa dos Gerais, idealizada pelo jornalista Arthur Júnior. Festa promovida de quatro em quatro anos, ele conseguiu reunir gestores dos municípios do norte de Minas Gerais, procurando valorizar os trabalhos desenvolvidos nas suas respectivas cidades. Arthur, inteligentemente, trabalha de forma inversa. Não entrega um prêmio antes de começar uma partida, preferindo o seu final para, aí sim, premiar os melhores Só tem três eventos que se repetem de quatro em quatro anos em termos de festa: a Copa do Mundo de Futebol, as Olimpíadas e a festa do Arhur. É isso aí.

 

RUA BELO HORIZONTE

· Ficou muito boa a reforma da Rua Belo Horizonte, que por sinal atende também por outros nomes. Mas falta sinalização e o plantio de árvores, já que ela, na sua maior parte, detém espaço suficiente para o plantio das mesmas, o que acreditamos deverá ser resolvido em breve. O grande problema é quando se sai dela para ganhar os bairros Roxo Verde, Lourdes e Santa Rita, já que a tranqüilidade do asfalto reformado contrasta com “panelas” e mais “panelas” abertas. A pergunta que não quer calar: quando se pega um trecho de via urbana para reformar, não seria de bom tom que se fizesse o serviço completo?

 

NOVA ADMINISTRAÇÃO VELHOS PROBLEMAS

· Apesar de Montes Claros estar caminhando para 400.000 habitantes, já tendo solucionado alguns problemas crônicos, tem um que resiste ao tempo. Trata-se de logradouros com mais de um nome. Vamos aos exemplos. A rua São Francisco se divide em duas: São Francisco e Tiburtina; já a rua Doutor Santos é mais complexa. Inicia atendendo pelo nome de Carlos Gomes, posteriormente Dr. Santos, para, logo em seguida, homenagear nossa cidade vizinha, Bocaiúva. Os dois exemplos bastam para confundir, talvez nem tanto a população local que se acostumou com a confusão, mas um turista. Imagine um visitante andando por uma mesma rua e ver seu nome se dividir em dois ou três? Com um celular na mão e conversando com alguém, confundiria o seu interlocutor ao se localizar em três ruas diferentes para uma mesma via. Esperamos que o próximo prefeito enfrente de vez essa questão.

 

JOMAR MACEDO

· Faleceu, no último sábado, Jomar Macedo. Só o conheci dois dias antes do seu falecimento, mas pude constatar o alto grau de felicidade que carregava aquele homem. Contou-me histórias do futebol local, comentou sobre meu tio, Buião, ex-goleiro do Cassimiro de Abreu, deu gargalhadas. Na noite anterior cantou e dançou. E faleceu na terra que ele tanto amava e desejava ser sepultado. O futebol de Montes Claros perde um membro de uma das famílias mais envolvidas com esse esporte: os Macedos. No ano que vem estaremos prestando homenagem ao futebol montesclarense, e Jomar, com certeza, será um dos homenageados. Meus sentimentos a toda família Macedo.

 

REFLEXÃO

· “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará...Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum...Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. (Salmo 23)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por