Logotipo O Norte
Segunda-Feira,7 de Julho

Curando as feridas da alma - Rev. Carlos Alberto Cavalcante

Jornal O Norte
Publicado em 28/05/2011 às 09:00.Atualizado em 15/11/2021 às 17:28.

Os dilemas da humanidade: Quando nossos planos são frustrados.



O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. O escritor bíblico do livro de Provérbios compreendia muito bem a diferença entre os planos humanos e os planos de Deus. Por ocasião da passagem do ano fazemos uma lista de planos que desejamos realizar no chamado ano novo. Não há nenhum mal nisso, pois somos seremos humanos criados à imagem e semelhança moral de Deus e por isso desejamos cada vez mais nos aproximar da perfeição e agradar aquele que nos criou. Todavia quando analisamos bem de perto este texto e tantos outros nas paginas da Bíblia Sagrada percebemos com muita clareza que, enquanto nossos planos se frustram, os planos de Deus são imutáveis e jamais podem ser frustrados. Pois ele mesmo diz que “Não é homem para que minta, nem filho do homem que venha a ser arrepender”. Então o quê fazemos diante disso? Quais os princípios que a Bíblia nos fornece para os nossos planos e desejos sejam realizados e isto de acordo com a vontade de Deus?






Uma vista panorâmica nas páginas da Bíblia



Vamos então olhar para outros textos da Bíblia. Por exemplo, Tiago nos escreve dizendo o seguinte: “Eis agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4.13-15). 



Nesta conexão ficamos sabendo que todos os nossos planos devem ser propostos e apresentados a Deus que nos conhece e sabe perfeitamente aquilo que nos fará bem ou mal e quando fazemos desta forma aquilo que Deus deseja para nossa vida se realizar naturalmente e, aí sim nossos planos não serão frustrados. Agora meu dileto leitor, talvez você tenha outro ponto de vista onde tudo depende de você. Mas se você deseja colocar sua confiança em Deus, então apresente todos os seus planos e projetos primeiramente a ele. Pois é Deus quem estabelece reis e também os faz cair, quem levante o homem do monturo e põe assentado entre os príncipes.






Mudança de atitude: confiando em Deus os nossos planos.



Após verificamos à luz da Palavra de Deus que nossos planos devem e precisam ser apresentados a Deus.  Lembramos de outro texto clássico do rei Davi que se encontra no Salmo 37.3-5 “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” O que fazer diante de uma realidade onde todas as coisas, todos os planos devem ser submetidos a Deus? Ora meu querido leitor faça isso! Entre sua vida a Deus e confia nele, pois ele cumpre todas as suas promessas. O profeta Isaías diz que dificilmente uma mãe abandona seus filhos, mas mesmo que essa mãe venha a abandoná-lo, Deus jamais nos abandonará.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por