Curando as feridas da alma - Rev. Carlos Alberto Cavalcante

Jornal O Norte
Publicado em 21/05/2011 às 08:44.Atualizado em 15/11/2021 às 17:28.

Os dilemas da humanidade: “O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza”



Um dos temas mais abordados em nossos dias anunciado na pela mídia: Seja forte! Você pode! O mundo é dos mais fortes! A sede de poder tem sido uma marca constante em todas as épocas desde Adão e Eva, a busca por riquezas, fama e poder é o marca da geração pós-moderna. Mas afinal de contas o que a Bíblia nos fala sobre o poder? Quais as conseqüências do mau uso do poder? Qual a atitude que devemos tomar em relação ao poder?



Para respondermos estas e outras perguntas precisaremos mergulhar na Santa e Infalível, Palavra de Deus. Que os cristãos chamam de Bíblia Sagrada.






Fazendo download na Bíblia Sagrada dos Cristãos



O mais importante missionário e pastor, de todos os tempos, o apóstolo Paulo, que ao final de sua vida esperava em uma masmorra, fria e úmida, de onde os prisioneiros saíram apenas leprosos, ou para serem executados. Este mesmo Paulo afirmou que todos os seus sofrimentos em detrimento do evangelho das boas novas não passavam de leve e momentânea tribulação, pois tinha convicção que em sua pátria final e definitiva todas estas coisas serviram para eterno peso de glória.



Paulo era alguém que compreendeu bem a temática controversa entre o poder e fraqueza, pois o próprio Jesus lhe aparece inúmeras vezes e testifica que a graça de Deus é o maior poder que podemos desfrutar. A graça de Deus possui poder absoluto para nos transportar das trevas para luz, a graça de Deus possui poder absoluto para nos transportar da morte para vida, a graça de Deus é extensiva a todas aquelas pessoas que Deus chamar para junto dele, a graça de Deus é unidirecional, isto é, Cristo é quem vem ao nosso encontro e nos constrange a ouvi-lo e não nós. Lembramos do pequeno Zaqueu que tentou com todos os esforços humanos ir em direção a Jesus, e não conseguindo subiu ao topo de uma árvore na esperança de ser visto por Jesus. O que Zaqueu não contava era que o próprio Jesus já o procurava, e diante da fraqueza e limitação de do pequeno Zaqueu, Jesus o convoca, “Zaqueu, desce depressa, hoje me convém ir até a sua casa”. Deus não leva em conta nossa fraqueza ou limitação, é ele quem nos fortalece.






Quando sou fraco é que sou forte



A Bíblia condena e trás claras advertências contra o uso e abuso de poder. A Bíblia registra o tema do poder da fraqueza, do poder divino através da fraqueza humana. A cruz é poder salvador de Deus, falando da mensagem da Cruz, Paulo diz: “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos, poder de Deus.” 1º Coríntios 1.18. De outra feita, Paulo nos lembra que Deus na sua presciência e desígnio eterno, escolheu pessoas fracas a fim de confundir e envergonhar os fortes e sábios deste mundo. O próprio apóstolo não escondeu suas fraquezas diante de Deus e considerou seu ministério “com fraqueza, temor e com muito tremor”, mas também com “demonstração do poder do Espírito” (1º Coríntios 2.1-5).






Mudança de paradigma em relação ao poder



Certa feita, eu participei de uma conferência para pastores e lideres e um grande pregador, falando sobre a importância de controlarmos o poder disse: “Poder sem compaixão é ditadura.” Certamente você meu estimado leitor precisa considera que Deus não nos deu poder da palavra, de toda sorte de ciência, todos os recursos, para nós os utilizemos para oprimir as pessoas, de diversas formas. É possível que você seja um presidente, gerente ou líder de uma grande empresa e esteja pensando que estes princípios não servem para você, pois religião, trabalho e política, não se misturam. Meu caro é possível que em diversos outros assuntos estejamos de acordo, mas neste quesito eu preciso discordar de você, todas as coisas foram criadas por Deus, e, portanto devemos concluir que os princípios estabelecidos por ele em sua Palavra servem para todas as áreas de nossas vidas, em todos os tempos, pois Deus nos fez homens e mulheres integrais, ele não nos fez pessoas fragmentadas em setores. Nossa vida não deve estar dissociada da Palavra de Deus. Caso você tenha tido este pensamento até aqui, meu dileto leitor eu convido você a rever seus princípios e valores diante da Bíblia, a Palavra de Deus.



(*) Pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por