Quando concentramos nossas energias no foco principal
Disse alguém certa feita sobre a diferença entre rios e pântanos. Os rios correm em direção a um destino e seguramente que atingirá seu objetivo mesmo diante dos obstáculos. Enquanto os pântanos não vão a lugar algum. Um rio possui margens que o limitam e o levam a um destino. Por isso um rio possui foco e energia concentrada para atingir seu objetivo. As pessoas admiram rios e não pântanos.
Colocando o foco naquele que pode todas as coisas
A Bíblia registra uma narrativa muito conhecida de todos os cristãos. Após percorrer diversas cidades, realizando inúmeras curas e milagres. Jesus é surpreendido por um religioso que implora que o mestre fosse até a sua casa a fim de curar sua única filha que estaria à beira da morte. E, atendendo daquele religioso, ia, Jesus caminhando, juntamente com seus discípulos até a casa deste religioso. No caminho cercado de uma grande multidão; mas aconteceria um fato inusitado. Uma jovem senhora que sofria a doze anos de uma grave hemorragia continua, são sabemos que tipo de hemorragia seria essa, talvez um mioma em estágio avançado ou qualquer outra tipo de doença que lhe causava muitas dores e sangramentos contínuos e certamente era difícil para ela até mesmo ficar próximo ao povo de Deus, pois diante da lei de Moisés ela seria impura e jamais poderia se aproximar do templo e das pessoas. O quanto ela deve ter sofrido. Após ter vagado por diversos lugares, buscando solução aqui e acolá, para seu problema. Já havia gastado todos os seus recursos com os médicos e submetido a diversos tratamentos da época.
Ajustando o foco para Jesus Cristo
A mudança de foco geralmente acontece quando resolvemos primeiro em nosso coração. A Bíblia diz que esta mulher tinha ouvido sobre a fama de Jesus e pensou em seu coração. “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada.” (Evangelho de Marcos 5.28). Agora ela teria mudado o foco para atingir seu objetivo, “A cura”. Mas um o que nos chama atenção nesta narrativa é que Jesus tem seu foco não somente em nossa cura física, MAS também na cura emocional e espiritual. O Evangelho de marcos registra essa cura completa. “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” (Marcos 5.34).
Salvação é fruto do amor de Deus
O apóstolo João, registrou uma das maiores declarações de amor de todos os tempos: “Por que Deus amou ao mundo de tal maneira que Deus deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16). Quando colocamos nosso foco em Jesus temos a certeza de que ele fará tudo quanto ao que lhe apraz.
Tomando posse das bênçãos de Deus pela fé
“A tua fé te salvou”, disse Jesus. Em diversas ocasiões Jesus deixou claro que devemos exercitar nossa fé. Isto não tem nada haver com ser pragmático e sim uma atitude de obediência a Jesus. Se você querido leitor deseja gozar das bênçãos de Deus, lembre-se de que em primeiro lugar Deus nos ofereceu gratuitamente na pessoa de Jesus todas as bênçãos. Mas é preciso lembrá-lo ainda de que não podemos lançar mão de atalhos e subterfúgios. A Bíblia deixa claro que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até Deus e tomar posse das ricas bênçãos sem passar pelo crivo de Jesus. Olhe para a Cruz! Veja o seu significado! Todos os dias, Jesus está com os olhos fitos em você a fim de salvá-lo, de libertá-lo, de curá-lo. Então o que você está esperando. Não perca mais tempo.
Uma atitude pessoal em relação ao foco.
Por isso meu digníssimo leitor concentre-se suas energias no foco principal, isto é naquele que nos resgatou do império das trevas e nos conduziu para a luz, a saber, Jesus Cristo. Caso contrário podemos acabar como pântanos: indo a todos os lugares e a lugar nenhum. Aquela mulher concentrou seus esforços e energias em chegar perto de Jesus e como resultado foi agraciada pela cura e liberta do mal que a afligia durando muitos anos. Em quem você tem posto a sua esperança? Se sua resposta for: nas coisas circunstancias, então não perca mais tempo. Venha e olhe diretamente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Nele sim, podemos confiar e descansar. Até o nosso próximo encontro e que Deus o abençoe.
(*) Pastor da Igreja Presbiteriana
Cidade Nova Cavalcante@oi.com.br