Logotipo O Norte
Domingo,6 de Julho

Curando as feridas da alma - Rev. Carlos Alberto Cavalcante

Jornal O Norte
Publicado em 05/03/2011 às 10:32.Atualizado em 15/11/2021 às 17:23.

“Estou irado, e agora?”



Você se lembra do filme “Um dia de fúria” quando um homem desempregado, protagonizado por Michael Douglas chega ao limite ira e durante um congestionamento resolve combater a escória da sociedade por si mesmo. Certamente você, não chegou a esta situação, mas quantas vezes você já usou esta expressão: “estou irado”, em tempos pós modernos nos iramos facilmente inúmeras razões levam as pessoas a ficarem iradas, com a falta de compromisso dos políticos, com a saúde pública, com a educação deficiente, com os aumentos constantes de impostos, com a degradação da natureza, em fim são variados as razões, mas ficamos irados também com nossos semelhantes por diversas razões. É claro que tanto ara razões Não duvidas que tantos as circunstâncias contrárias de nosso país quanto às razões pessoais não devem ser motivos para tanta ira por parte das pessoas. Falando nisso! Vejamos o que o livro dos cristãos, “A Bíblia” diz sobre a ira. A Bíblia registra que a ira é extremamente prejudicial ao amor revelado na pessoa de Jesus


Cristo, o primeiro assassino da história da humanidade, Caim, que por ter deixado ser controlado pela inveja de seu irmão Abel, ao ponto de seu rosto ter se transformado. O primeiro livro dos cristãos, Gênesis em seu quarto capítulo registra este fatídico episódio. “O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transformou o seu rosto?”E, mesmo tendo sido alertado Caim matou seu irmão.



Quando olhamos a ira à da Bíblia encontramos diversas orientações sobre a necessidade de controlarmos a ira, pois quando fracassamos certamente ela nos causará males terríveis, devemos lembrar neste ponto que a ira fatalmente leva a magoas e ressentimentos entre as pessoas causando feridas profundas na alma. O apóstolo são Paulo afirmou a comunidade cristã que vivia em na cidade Eféso que eles se afastassem da ira, em Efésios 4.31-32, encontramos essa severa advertência. “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.”



Vejamos então a ira do ponto de vista de Deus.



Ao mergulharmos na Bíblia identificamos a causa principal de toda ira dos homens, a ira que é um grande descontentamento ou animosidade em relação aos outros que se expressa via de regra através da natureza caída do velho homem afastado de Deus em comprometimento com Jesus Cristo. O principal sintoma da ira é a amargura e aponta diretamente para violação da soberania de Deus em nossas vidas, em conseqüência disso o desejo da pessoa irada é extremamente antropocêntrico, isto é vota-se para ele mesmo, qualquer situação que sai deste propósito leva o individuo a insatisfação e finalmente a ira, que do ponto de vista de Deus é detestável.






Mas, afinal de contas a Bíblia revela esperança de tratamento desta terrível ferida na alma que a ira do homem?



Ora, desde que a Bíblia, a palavra do criador, nos encoraja a deixar de lado de espécie de ira e amargura, veja, por exemplo, o que diz o Salmo 37.8 “Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.” No mesmo tom o apóstolo Paulo repreende os cristãos da região de Colossos a deixarem à ira. É possível abandonar totalmente a ira e cultivar um coração sem feridas, sem manchas e magoas. A Bíblia afirma que Deus não permite que sejamos tentados além as nossas forças, ele não é um tirano. Deus é amor, e maior expressão desse amor foi à morte de seu único filho em nosso favor.  Não precisamos nos defender nossos direitos ficando irados, a Bíblia diz que nós somos a menina dos olhos de Deus e, é ele quem cuida de cada detalhe de nossas vidas.   A essa altura você deve estar se perguntando, o quê deve fazer então? Querido leitor em primeiro lugar você deve ter domínio sobre si, Deus nos capacitou com o domínio próprio, a fim de que não sejamos levados pelo vento como a palha, em segundo lugar, faça uma lista das situações em que você normalmente é tentado a irar-se. Agora, elabore um plano de acordo com a Bíblia onde a cada situação você terá uma resposta bíblica para escapar da iminência da ira e finalmente leia a Bíblia diariamente marcando aqueles textos que trazem alivio e conforto para que se mantenha longo da ira. Pratique o perdão e ele o levará a cura de sua ferida.



(*) Pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por