Logotipo O Norte
Terça-Feira,16 de Setembro

Curando as feridas da alma

Jornal O Norte
Publicado em 02/07/2011 às 09:51.Atualizado em 15/11/2021 às 17:30.

 O que é a verdade?





Disse-lhe Pilatos: Que é a [verdade]? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nEle crime algum. João 18.38





A história é cíclica. Há milhares de anos a humanidade faz esta pergunta, os filósofos da antiguidade perguntaram bem como os estudiosos e os cientistas de todos os tempos. Nós seres humanos podemos andar em dúvida e incerteza, mas quando olhamos à luz da Palavra de Deus fica claro que Jesus é inequívoco e jamais cometeu erro e sua Palavra é a verdade. Se Pilatos ao interrogar o Senhor Jesus tivesse tido esta percepção imediata, o Salvador o Messias não teria sido entregue para ser levado a cruz. Mas sabemos que plano de Deus é perfeito e imutável. Por isso Pedro em primeiro discurso falou aos seus ouvintes em Atos dos apóstolos capítulo 2 sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, porquanto não possível fosse ele retido por ela. (Atos 2.23-24).





Quantas vezes você já fez como Pilatos perguntou a alguém: Que é a verdade? E sem que pudesse receber a resposta apropriada virou as costas? Foi assim que Pilatos fez. Pessoas como Pilatos não se importam em saber sobre a verdade de Deus. Eu digo verdade e não verdades, porque em tempos pós-modernos afirma-se que devemos respeitar as verdades de outras pessoas. Isso tudo não passa de engodo filosófico, pois, num embate de idéias, não existe a possibilidade dos dois oponentes estarem certos, ou o primeiro oponente está certo e o segundo oponente está errado ou então os dois estão errados. Pilatos sabia disso por isso perguntou a Jesus: que é a verdade e não aguardou a resposta do mestre.





Abrindo um pouco mais o zoom, na esperança de levar você a uma reflexão sobre a missão de Jesus, voltemos no evangelho segundo escreveu João desde o capítulo cinco Jesus começa a explicar sua missão.





Uma missão com significado eterno. Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. (João 5.19). A missão de Jesus é dada pelo Pai e o objetivo da missão: O Filho deveria doar sua vida a fim de redimir o pecador. A verdade então vem à tona quando Jesus afirma categoricamente: Em verdade, em verdade vos digo: quem houve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entre em juízo, mas passou da morte para a vida. (João 5.24). A partir dessas afirmações os opositores da missão de Jesus iniciam uma rede de intriga tentando descaracterizar a missão do salvador do mundo.  Murmuram todo o tempo contra Jesus. Mas o mestre segue em frente afirmando em João 8.32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Todos os ensinamentos de Jesus são verdadeiros porque ele foi à própria verdade encarnada entre nós.





Falando nisso! O grande desafio de hoje não simplesmente cremos que Jesus é o Filho de Deus enviando para morrer na cruz em nosso lugar. Isso é um fato que a história e todos os seus registros comprovam facilmente. Mas o grande desafio dos tempos pós-modernos é crer que este Jesus é suficiente para preencher todas as lacunas vazias de nossa alma e viver acima de tudo olhando para ele que o autor e consumador da nossa fé. Mas desafio você a olhar nas páginas da Bíblia e constatar nela a revelação do Filho de Deus que é suficiente para nos libertar, nos curar e sobre tudo nos proporcionar vida e vida em abundância. A Palavra de deus é a verdadeira queira você concordar ou não ela sempre será verdadeira e nela você encontrará a resposta que Pilatos fez a Jesus antes de enviá-lo para cruz. Pensamos as vezes que Jesus morreu sem propósito, foi um erro político e religioso. Mas examinando as Escrituras verificaremos que tudo fazia parte dos propósitos de Deus desde o principio da humanidade. Por isso meu amado leitor o quê você ainda espera para se lançar aos pés de Jesus e dizer a ele que você crer nele e que a sua Palavra é a Verdade?


 


(*) Pastor da Igreja Presbiteriana Cidade Nova

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por