Corupá, a cidade das cachoeiras, cenário de novela

Jornal O Norte
Publicado em 12/01/2011 às 15:52.Atualizado em 15/11/2021 às 17:19.

Luiz Carlos Amorim (*)



Não gosto de novela, mas estou vendo de novo o folhetim inspirado na caravana de Beto Carreto, porque parte dela foi gravada na minha cidade natal. A caravana da novela Ana Raio e Zé Trovão, atualmente sendo exibida pelo SBT, chegou, na semana passada, em Joinville, depois de passar por vários pontos do país. Esse sucesso da dramaturgia televisiva, alguns devem lembrar, foi gravado, originalmente, pela Rede Manchete, há mais de vinte anos, logo depois de “Pantanal”. E uma boa parte da novela foi gravado em Corupá, Santa Catarina, perto de Joinville, no pé da Serra do Mar, a Cidade das Cachoeiras.



Infelizmente, muitos dos cenários localizados em Corupá, até as belezas da Rota das Cachoeiras, aparecem como se fossem em Joinville.



Então quero aproveitar para esclarecer para àqueles telespectadores que não são do norte da nossa Santa e bela Catarina, que pouco foi gravado em Joinville. O castelo do Dr. Rudi, por exemplo, que aparece muito é, na verdade, o seminário Sagrado Coração de Jesus, cartão postal de Corupá. A frente do castelo mostrada em “Ana Raio e Zé Trovão” é a fachada em estilo gótico do Seminário, a segunda, pois a primeira, visível para quem chega no lugar é a igreja católica. E há, também ,cenas gravadas no interior do seminário.



O acampamento de ciganos, da mesma forma não está localizado em Joinville, ele é um campo na zona rural de Corupá, localizado atrás do seminário.



Então a novela é uma ótima divulgação para o enorme potencial turístico de Corupá, chance que os administradores da cidade perderam, na época da gravação.



Corupá tem dezenas de cachoeiras, mais de sessenta, quatorze delas num único roteiro. É uma cidade que tem a sua economia centrada na agricultura – é uma das maiores produtoras de banana do estado de Santa Catarina - e ainda é um lugar tranquilo e bonito, uma cidade pequena que vai crescendo devagar, cortada pela Estrada de Ferro, que hoje só transporta mercadorias e pela BR 280, perto de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Joinville.



Telespectadores de todo o Brasil, quando assistirem “Ana Raio e Zé Trovão”, ao verem as cachoeiras, o castelo, o acampamento cigano e outros cenários, lembrem que estão vendo Corupá, a Cidade das Cachoeiras. Um dos lugares com as cachoeiras, rios e recantos mais bonitos deste Brasil. A Salto Grande, décima quarta da Rota das Cachoeiras, tem 125 metros de queda livre: um espetáculo incomensurável da natureza.



Como já disse antes, a natureza tem queda por Corupá. E os produtores da novela “Ana Raio e Zé Trovão” também, pois gravaram um bom trecho da novela no Vale das Águas.



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por