Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

Conto de fadas

Jornal O Norte
07/08/2006 às 11:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:41

João Paulo Rigo *

Quem nunca ouviu um conto de fadas? Infância que é infância é embasada neles, é adubo para a imaginação e também carregam uma super dosagem de ética: o vilão sempre perde no final e o bonzinho feliz para sempre. Eu admito que adoro todos eles, Chapeuzinho Vermelho, Sete anões, Os Três Porquinhos, embora meu favorito seja o de João e Maria. Não sei porquê, mas tenho uma simpatia maior por João e Maria.

Agora vou transformar uma declaração, proposta pela instituição brasileira em um conto de fadas. Suponho que não terá a mesma graça como o de João e Maria, mas... O nome é Direitos da Criança e do Adolescente. A história começa assim: Toda criança deve ser respeitada, ter uma vida digna, com direito a ter família e moradia, além de acesso à saúde, à educação e a condições adequadas de vida. Não é lindo o começo da estória?

Sei que esse conto é tão irreal como a Branca de Neve, Os Sete Anões, Os Três Porquinhos, mas poderia ser real. Basta uma volta nas ruas de Montes Claros para atestar a quantidade de crianças que perambulam por elas. E o que fazer quando estas crianças crescerem? Prendê-las antes que comecem a atirar fogo nos ônibus e saiam matando e assaltando toda loja que passarem à frente? Bom senhores acho que este é um assunto que não preciso ficar dissertando por muito tempo.

Seria uma espécie de vida sem conto de fadas, uma pessoa que em sua infância e adolescência que não recebe estímulos que possibilitem seus sonhos, como os contos de fadas, não conseguirão ser adultos bem formados, com ética e moral. Crescerão nutrindo o sentimento de raiva e inveja pelo próximo. E lhes digo mais, a não atenção a esta classe da população é um consentimento para uma fabriqueta de monstros.

Geralmente as pessoas ficam mais emotivas em época de copa do mundo, o coração fica verde e amarelo, o sangue azul e todos batem no peito para berrar eu sou brasileiro. Se você é uma dessas pessoas aproveite para realizar um ato de patriotismo e ajude alguma família. Por mais que depois da copa você esqueça, uma ação isolada pode gerar reações organizadas. Conto de fadas pode até não existir, mas nada impede que você acredite neles. Eu acredito em João e Maria. E você acredita em quê?

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por