Dário Cotrim

Uma mecena de verdade

30/04/2022 às 00:03.
Atualizado em 30/04/2022 às 10:50

A Cidade da Arte e da Cultura, Montes Claros, tem uma filha dedicada, inteligente e criativa, que há muitos anos vem trabalhando em favor da história de sua terra. Raquel Veloso de Mendonça, um baluarte das nossas tradições e dos nossos costumes, em todos os sentidos possíveis. Vejo em Raquel o retrato da imorredoura cultura popular, a figura mais autêntica das festas de agosto e a criatura que simboliza, com méritos, a literatura montes-clarense. Portanto, com a alma “jucapratense” e o coração embevecido nos versos catrumanos do ilustre poeta Cândido Canela, pode se dizer que ela representa a mais alta autoridade cultural de nossa querida cidade de Montes Claros.

Quem tiver um pouco de conhecimento da história de Montes Claros poderá avaliar a importância do trabalho de Raquel, por isso o elogio traçado nesta crônica apenas retrata, de forma doce e delicada, a maneira de impulsionar o amor e o carinho que temos pela sua pessoa, e agradecer o tudo de bom que já foi feito em benefício da intelectualidade do povo montes-clarense.

Todos nós sabemos do seu esforço para fazer realizar projetos e eventos na área cultural. “Quando se elogia um trabalho que requereu muitas horas de esforço e criatividade, o resultado é tão positivo quanto o que o instigou a realizar esse ato nobre”. Parabéns, Raquel!

Raquel é uma defensora contumaz e aguerrida do patrimônio público de Montes Claros. Ela defende, com conhecimento, competência e sabedoria, os tombamentos dos prédios históricos da cidade. Sabe, com detalhes, de todos os imóveis tombados e dos relevantes serviços prestados à sociedade, tanto no contexto político como no religioso, de cada um deles apontado em inventário. 

A responsabilidade de preservar o Patrimônio Público Municipal cabe ao poder público municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Raquel Veloso de Mendonça tem realizado esse trabalho com dignidade e responsabilidade. Uma verdadeira Mecena! Por alusão a Mecenas, diz-se daquele que protege os escritores, os artistas ou os sábios com unhas e dentes.

A escritora Raquel Mendonça tomou posse na Academia Montes-clarense de Letras no dia 9 de agosto de 1981, onde ocupa com merecimento a cadeira nº 39, que tem como patrono o saudoso escritor Waldemar Versiani dos Anjos. Também ela é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, ocupando o quadro de associados honorários em razão de seus relevantes serviços prestados à entidade.

Raquel Veloso de Mendonça é gerente de preservação e promoção do patrimônio cultural de Montes Claros, atividade que ela ocupa com prazer e sempre com as melhores vocações para o sucesso. Se, por vezes, ela exagera o rigorismo em benefício do bem público é porque o seu amor pela nossa comunidade não tem limites. Assim, nas suas atitudes de apurado sentimento de amor por Montes Claros, o que de tudo nos anima é que a vejo sempre comprometida e entusiasmada na benquerença do benfazejo para todos nós. Outra vez, parabéns, Raquel e o meu amplexo!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por