Eu li o belíssimo livro O Polivalente Guerreiro, da nossa confreira Zoraide Guerra David, com bastante atenção, e pude perceber o quanto de carinho e de amor ela nutre pelas coisas de sua terra natal e de sua gente. Aliás, é bom que se comente que os seus leitores irão encontrar nas páginas perpassadas o mesmo esforço laborioso, honesto e criterioso que a autora apresenta em toda a sua obra. Nota-se que os seus livros têm valor inestimável para a formação da história baiana e, em particular, para o pedacinho de torrão da sua querida “Piedade”, ontem, a Vila dos Furados e hoje, o Distrito de Tauape, onde, em 17 de março de 1896, nasceu o seu saudoso pai: o ilustre poeta José Patrício Guerra.
Quem foi o poeta Patrício Guerra? Quem foi o farmacêutico Patrício Guerra? Quem foi o acadêmico Patrício Guerra? Pois bem, essas e outras perguntas serão respondidas neste fantástico livro de memórias, intitulado de O Polivalente Guerreiro. Além do mais, o livro de Zoraide Guerra traz à lume uma linda e completa biografia de vida do saudoso poeta, amarrada com a genealogia da família, tudo isso sem falar nos diversos depoimentos dos inúmeros amigos e de seus familiares. Nada para nós é novidade, pois conhecemos de muito perto a dedicação de Zoraide Guerra em preservar a memória dos seus antepassados e de sua gente para o engrandecimento da história em todos os seus meandros. Não foi por acaso que ela escreveu: Mortugaba: História e Poesia e, ainda, Jacaraci: Ontem e Hoje, além de mais de uma dezena de outros livros.
Outrossim é apresentado no final deste livro, as reproduções fac-símile, do caderno de anotação do farmacêutico Patrício Guerra que traz por título “O Prático de Farmácia e a Farmácia no Interior”. Basta dizer que a autora possui o encantamento das palavras e o espírito poético dos fatos, sem deixar se prender aos rigores da escola literária do tempo de antanho. Portanto, o seu livro O Polivalente Guerreiro é belo e rico de informações e reveste-se de grande interesse, inclusive para aqueles que se dedicam à investigação histórica da Bahia e Minas Gerais. Ele tem originalidade no enfoque adrede proposto pela autora e o perfeito sentimento crítico dos acontecimentos sobre o homenageado que exerceu, com esmero perfeito e muito amor ardente, uma gama tão variada de atividades, em particular, o de farmacêutico prático em sua terra natal.
A poesia e a fotografia se casam perfeitamente na ilustração do livro. Com a mesma inspiração do saudoso pai, a autora constrói poemas que participam da natureza e do ser humano. Portanto, eis aqui a história de um homem público; eis aqui o que se encontra nas páginas de O Polivalente Guerreiro, uma influente biografia sem a caturrice de um documentário massudo. Disse num texto que compõe o livro e com muita propriedade, Ayer David, quando dissertou sobre “a relação presente entre o biografado e a polivalência no título: O Polivalente Guerreiro encontra-se objetivamente tecida nos fatos narrados. Cuidadosamente compilados na forma e critério, eles nos revelam em raios de sol, o potencial versátil de um ser humano diferenciado, carismático e singular”.
A ilustre escritora Zoraide Guerra David é membro efetivo da augusta Academia Montes-clarense de Letras (Cadeira N. 9 que tem como patrono Urbino Vianna), e sócia efetiva do egrégio Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (Cadeira N. 86, que tem como patrono o seu pai Patrício Guerra) e de outras entidades afins. Parabéns, Zoraide, por mais uma obra de valor inquestionável para todos nós.