Visitando dona Maria Jacy Ribeiro, no acompanhamento do meu confrade, o coronel Lázaro Francisco Sena, nós ficamos, deverasmente, impressionados com as inúmeras imagens de São Francisco de Assis, expostas por todos os cantos de sua morada. Imagens pequenas, grandes e de tamanho “grandão”, o que muito nos chamou atenção pelos detalhes de uma arte primorosa e encantadora.
A casa de dona Jacy Ribeiro é uma incontestável fantasia de todos os sonhos! Um lugar aconchegante e repleto de outras estatuetas, quadros e telas de artistas plásticos dos mais valorizados. Notamos que as obras do saudoso Konstantin Christoff sempre em destaque e todas inquestionavelmente belas e perfeitas.
Depois de um lauto café com biscoitos, ficamos confabulando sobre a história de Montes Claros e, também, da deslumbrante vila de Nossa Senhora da Conceição da Boca da Caatinga, batizada pelo alferes Cassiano dos Reis com o nome de Fortaleza, a terra natal de dona Jacy, que hoje chamamos de Pedra Azul. O assunto mais debatido foi a imaginosa lenda do “Bicho da Carneira”, um fato interessante que atualmente ainda é lembrado, com temor, pelo povo pedra-azulense, desde os tempos de antanho.
Amante das artes plásticas, dona Jacy Ribeiro também trilhou o caminho das letras acadêmicas, fazendo coro com Milene Antonieta Coutinho Maurício (Vamos Brincar de Brincar) e Felicidade Perpétua Tupinambá (O Mundo Interior da Criança). Assim, ela escreveu o luxuoso livro Melhor do que doce de leite... Só avó, para os pequeninos, com capa dura e ilustrações coloridas do artista plástico Cláudio Martins. O livro é um opúsculo para as crianças lerem e se divertirem à vontade. E é pra gente grande também. É claro!
A autora narra com o especial cuidado para falar das avós: diz conhecer avó magra, gorda, avó rezadeira, avó grã-fina, avó fazendo tricô, avó na cadeira de balanço, avó que chora e que ri à atoa, avó que conta as mais belas “estórias” para os netinhos entreterem-se nos momentos de birra.