Dário Cotrim

A História do Artesanato

Diretor de Museu do IHGMC
26/03/2022 às 00:07.
Atualizado em 26/03/2022 às 15:08

O artesanato é a arte da criação, enquanto que a poesia é a transformação da criação no belo e, por assim podemos entender que, o artesanato cria a beleza das coisas no seu natural. 

Nesse sentido, não poderia ser outra a data do artesão senão o dia 19 de abril, data dedicada a São José, o carpinteiro-mestre e pai do menino Jesus Cristo. Dessa forma, o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros quer e deseja homenagear todos os artesãos de Montes Claros com a inauguração do Espaço da Cultura Popular “Saul Martins”. 

Pois bem, nesta mostra cultural que estamos apresentando sobre o nosso museu do artesanato também é parte importante do nosso labor. Em razão disso, nós temos como objetivo principal a divulgação e a valorização do trabalho manual dos nossos artesãos na produção de suas peças, com estilo e cores variadas. Então, o que é o artesanato? 

Podemos dizer que o artesanato é um conjunto de trabalhos manuais que requer destreza e habilidade artística. São peças funcionais ou decorativas que simbolizam a cultura e o folclore de um povo. Sendo assim, qualquer ocupação numa confecção que é feito sem sofisticação pode e deve ser considerada uma obra do artesanato.

“O ofício artesanal é assunto sério para quem coloca suas mãos à disposição da cultura, da ancestralidade e da criatividade. Para quem transforma o barro, a palha, o tecido, a madeira e tantas outras matérias-primas deste Brasil abundante”.

A história do artesanato é antiga, ela iniciou desde os primeiros tempos em que houve a necessidade de se criar objetos para o uso doméstico e também de se produzir os adornos para o embelezamento do corpo. 

No trabalho antropológico é resgatado muitas peças das atividades humanas da era neolítica, com vestígios de fabricação artesanal, exatamente quando o homem aprendeu a usar o polimento das pedras, a tecer as fibras vegetais, ossos de animais e as penas coloridas das aves. 

Dentre todas as matérias-primas dos tempos remotos, foi a argila a mais usada na fabricação da cerâmica (moringas, potes, bilhas, jarro e panelas). Constata-se que, no nosso deslumbrativo museu da Antropologia e Etnologia existem várias peças em exposição neste sentido.

Então, é salutar dizer que o artesanato brasileiro surgiu cerca de seis mil anos antes de Cristo, com os nossos ancestrais. Nos tempos mais recentes foram os índios que legaram para a história algumas peças utilitárias, as que compõem os estudos do pouco que restou do artesanato dos nossos antepassados. 

Entretanto, com as pesquisas e os estudos realizados foram restituídos inúmeros objetos com vestígios de fabricação artesanal, principalmente os que foram produzidos com a pedra, o barro e as fibras das plantas. 

Hoje, a Casa do Artesão de Montes Claros, criada no ano de 1990, em homenagem a dona Maria Dionísia Cardoso que foi “uma das maiores artesãs do passado, precursora na modalidade de artesanato em argila ou barro da melhor qualidade” da nossa região, coloca a cidade de Montes Claros conhecida e reconhecida pela Comissão Mineira de Folclore.

O Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, no futuro, irá oferecer aos visitantes diversas opções de cursos sobre o artesanato regional. Pata tanto, é necessário que os associados empenham-se na divulgação das atividades em andamento para melhor valorizar as nossas tradições e os nossos costumes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por