Dário Cotrim

A arte rupestre no festival literário

02/04/2022 às 00:02.
Atualizado em 02/04/2022 às 09:40

“A Arte Rupestre na pré-história do médio São Francisco” será o livro apresentado para o Festival Literário do Autor Montes-clarense, no dia 4 de abril, às 20 horas, no Centro Cultural Dr. Hermes de Paula, de autoria do historiador Dário Teixeira Cotrim. 

O livro de Dário Cotrim traz no prefácio as anotações do saudoso antropólogo Dr. Leonardo Álvares da Silva Campos e nas orelhas um texto do editor Pedro Ribeiro Neto. A pesquisa utilizada nesta obra consta de uma bibliografia com dezenas de títulos de outros livros, todos eles de autores conhecidos no campo da antropologia e da etnologia, com citações, ilustrações e fotografias pertinentes ao assunto. 

Disse o seu prefaciador que “o livro de Dário Cotrim estará, com certeza, fadado a ser festejado e aclamado por sua riqueza de abordagem seguras, perquirições e valiosas informações sobre nossa província espeleológicas e sítios arqueológicos, somando-se à bibliografias que trata do maior mistério da terra”, haja vista a abundância da arte rupestre existente em nossas cavernas – riscos e rabiscos – e, também, nas inscrições rupestres dos nossos antepassados cravadas nas serras e nas grutas.

Este livro é, na verdade, um verdadeiro documentário arqueológico muito importante para os estudos da nossa arqueologia localizada em todo o Norte de Minas. Entretanto, não se trata este livro de um trabalho cientifico completo e acabado. É, todavia, um despretensioso apanhado de informações sobre os nossos ancestrais, descortinando a beleza de sua arte em harmonia com a natureza ainda isenta da agressão do homem branco, para no entretenimento daqueles que compartilham com a criatividade primitiva dos aborígenes. É o encanto singular da natureza humana na humanização da natureza através dos tempos. Esperamos, por conseguinte, que este livro tenha a admiração, o respeito e a compreensão de todas as pessoas. 

O autor inicia a sua narrativa explorando os estudos do índio sul-americano, a sua origem no médio São Francisco. E a sua localização e contribuição para a sociedade civil. Na segunda parte da obra consta dos primeiros estudos sobre a inscrições e as figuras representativas gravadas em cavernas e grutas. São os desenhos rupestres, as sinalações e as inscrições lapidares, algumas de cunho religioso e outras com cenas das cerimônias funerárias. Na terceira parte do livro há uma farta informação da área paleontológica, fósseis que contam e atestam a história do médio São Francisco.

O autor convida todos os montes-clarenses para essa grande noite de autógrafo. Também o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, na pessoa do seu presidente José Francisco Lima de Ornelas, congratula com a iniciativa do autor-associado e solicita a presença de todos os outros associados do IHGMC para o evento. Ainda sob o ponto de vista da arte rupestre aqui colocado, o IHGMC prepara para o final deste ano um grande evento de inauguração do Museu Antropológico e Etnológico “Leonardo Campos” e, você prezado leitor, é o nosso ilustre convidado. (Texto de Júlia Maria Lima Cotrim) 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por