Wendell Lessawendell_lessa@yahoo.com.br

O riso que liberta

Publicado em 22/04/2026 às 19:00.

Há um tipo de alegria que não depende de circunstâncias favoráveis. Não nasce de conquistas recentes nem de estabilidade emocional contínua. É uma alegria mais profunda, quase desconcertante, porque surge justamente onde não deveria existir. Em um mundo acostumado a associar felicidade com desempenho, conforto ou reconhecimento, essa alegria parece fora de lugar. E, no entanto, ela aparece — às vezes de forma simples, às vezes até em forma de riso — como um sinal de que algo mais profundo aconteceu dentro da pessoa.

A tradição cristã descreve essa experiência com uma linguagem que pode soar radical: fomos resgatados. Não apenas de dificuldades externas, mas de uma condição interior de ruptura. A ideia é que o ser humano não está apenas perdido em circunstâncias, mas deslocado em relação ao próprio fundamento da vida. A teologia reformada insiste nesse ponto com franqueza: não somos neutros nem autossuficientes; carregamos dentro de nós uma inclinação que nos afasta de Deus e distorce nossas percepções. Em termos mais simples, não estamos apenas cansados — estamos desconectados.

E é exatamente por isso que a mensagem cristã soa tão surpreendente. Não se trata de um convite para melhorar gradualmente, mas de uma intervenção inesperada. Deus, segundo essa fé, não apenas aponta o caminho, mas entra na história, assume a condição humana e realiza aquilo que o homem não poderia realizar por si mesmo. Essa é a lógica da graça: não é o ser humano subindo até Deus, mas Deus descendo até o ser humano. Não é mérito, é resgate. Não é progresso, é transformação.

Talvez seja por isso que o salmista descreve a restauração com imagens tão intensas: “então a nossa boca se encheu de riso”. Não é um sorriso tímido, nem uma satisfação discreta. É um transbordamento. É a reação de quem percebe que a realidade mudou de forma definitiva. E aqui há algo que dialoga diretamente com a nossa cultura: o riso como sinal de algo contagiante. Estudos mostram que o riso se espalha mesmo sem explicação lógica. Basta ouvi-lo para ser afetado por ele. A Bíblia já apontava isso de outra forma: quando o povo experimenta a ação de Deus, as nações ao redor percebem. A alegria se torna testemunho.

Isso levanta uma pergunta desconfortável, mas necessária: que tipo de vida estamos vivendo? Não no sentido de perfeição moral ou sucesso visível, mas de evidência interna. Há algo em nós que aponta para uma realidade maior? Ou nossa vida é indistinguível do ambiente ao redor, marcada pelo mesmo peso, pela mesma ansiedade, pelo mesmo cansaço sem direção? O problema não é enfrentar dificuldades — isso é inevitável. O problema é viver como se não houvesse nada além delas.

A cultura contemporânea oferece muitas formas de preencher esse vazio: consumo, entretenimento, afirmação pessoal. Mas, apesar de todos esses recursos, a sensação de incompletude persiste. Sempre há algo faltando. Sempre há uma expectativa não atendida. E talvez isso aconteça porque tentamos resolver com elementos externos uma questão que é interna. A fé cristã afirma que essa “peça que falta” não é um objeto, uma experiência ou uma conquista, mas uma relação restaurada com Deus.

Isso não significa que o cristão vive em estado permanente de euforia. A própria Escritura é honesta sobre o sofrimento, a dúvida e o desgaste. Mas há uma diferença fundamental: a alegria não depende da ausência de problemas, mas da presença de uma realidade maior. É possível lamentar e, ainda assim, ter esperança. É possível enfrentar dificuldades e, ainda assim, rir — não de forma superficial, mas como quem sabe que a história não termina ali.

Martinho Lutero, com sua percepção aguda da vida cristã, dizia que devemos aprender essa prática da alegria. Não como exercício artificial, mas como resposta consciente à graça recebida. Há algo de pedagógico nisso: a alegria não é apenas espontânea, ela também é cultivada. É a lembrança constante do que foi feito por nós que sustenta essa postura. Quando esquecemos, nos tornamos pesados, críticos, fechados. Quando lembramos, algo se abre.

E talvez seja exatamente isso que o mundo mais precisa ver. Não mais discursos, não mais argumentos — mas vidas que revelam, de forma concreta, que algo mudou. Pessoas que, mesmo sem possuir os símbolos clássicos de sucesso, carregam uma leveza que não pode ser explicada apenas por circunstâncias. Uma alegria que não ignora a realidade, mas a atravessa.

No fim, a questão não é se temos motivos para rir segundo os critérios do mundo. A questão é se compreendemos o que nos foi dado. Porque, se a narrativa cristã estiver correta, então houve, de fato, uma reviravolta. E quem percebe isso não consegue permanecer o mesmo. Talvez não seja um riso constante. Mas será, inevitavelmente, um riso real.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por