Wendell Lessawendell_lessa@yahoo.com.br

O que é a Igreja Cristã

Publicado em 15/06/2022 às 22:01.

Jesus Cristo é representado e se torna visível no mundo por meio de dois holofotes: o primeiro, de modo interno e invisível, mas não imperceptível, é o seu Espírito Santo, que testemunha a verdade divina nos corações e nas consciências dos homens, testificando em favor da salvação promovida por Cristo ou comunicando a condenação pela rejeição à sua Palavra; e o segundo, de modo exterior e visível, é a sua igreja.

A igreja cristã é, de acordo com o apóstolo Paulo, “a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Ef 2.23). Por “plenitude”, Paulo quis se referir à completude da pessoa e do ministério de Cristo, a tudo aquilo que está inserido na coleção de sua pessoa e obra e no conjunto de tudo o que ele fez. A igreja é a plenitude, porque nela o Senhor exerce o seu reinado completo e é por meio dela que ele espalha ao mundo seu evangelho. 

A igreja cristã é “a residência ou o lugar terreno da habitação do Espírito”, e a ela é dado o poder de significar o corpo de Cristo e ser testemunha de sua pessoa e de toda sua obra. Sem a igreja, muito do que está escrito na Palavra de Deus seria ininteligível ao mundo. O corpo de Cristo, por meio da habitação de seu Santo Espírito, é o intérprete visível da revelação. 

Por isso, as virtudes cristãs, também chamadas de “o fruto do Espírito” (Gl 5.22), só podem ser vivenciadas, cultivadas e ampliadas no relacionamento entre os irmãos de modo frequente e físico por meio desse corpo divino.

Todas as ações da igreja devem estar direcionadas para aquilo que é ordenado por Deus em sua Palavra e que resultará na visibilidade de sua glória. A igreja não pode jamais silenciar-se, omitindo-se de sua mais importante tarefa. Ela é a voz audível de Deus para o mundo corrompido. Não apenas os indivíduos são chamados para testemunhar, mas também o corpo coletivamente. 

Portanto, a igreja cristã justifica a sua existência no mundo por ter sido escolhida por Deus para exercer o ministério da exaltação, tornando mais nítida e perceptível a glória de Cristo no mundo. 

A igreja não é uma empresa, não é um clube social beneficente, não é um resort espiritual para os finais de semana, nem mesmo um refúgio para pessoas que querem fugir do mundo, amedrontadas pelos ataques à sua fé individual. A igreja existe para revelar escancaradamente o caráter de Deus na pessoa e obra de Jesus Cristo por meio da genuína pregação do seu evangelho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por