Wendell Lessawendell_lessa@yahoo.com.br

O melhor alimento de todos

Publicado em 07/12/2022 às 23:11.

O Salmo 37.25 diz o seguinte: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão”. 

Esse é um texto que imediatamente desperta na gente uma pergunta: será verdade mesmo? Nenhum justo nunca passou fome?  

A Bíblia nos mostra as histórias de Jó e Paulo. Jó perdeu quase tudo.... quase tudo: filhos, propriedades e a saúde. Cães lambiam suas feridas. Sua esposa indicou a ele a morte. Paulo, escrevendo aos filipenses, disse que sabia o que era passar por necessidade, inclusive a ter fome. Então, ele teve ter passado fome em algum momento. Teriam sido Paulo e Jó injustos diante de Deus para não receberem o alimento todos os dias? 

Eu creio que sim e que não. Sim, porque, no fundo, todos nós somos injustos para recebermos de Deus qualquer favor. Não merecemos nada. Absolutamente nada. O que você já fez para merecer o sustento divino todos os dias? Nada do que façamos pode compensar a graciosidade de Deus para conosco. Por outro lado, não. Eles não são injustos diante de Deus. 

E a razão é porque todos os que creem no Senhor Jesus Cristo se tornam justos diante de Deus e recebem todos os benefícios destinados aos filhos. Em Cristo, somos herdeiros de Deus. Desse modo, tudo o que temos e recebemos vem do Senhor por causa do Senhor Jesus Cristo.

Jó cria na promessa do Redentor pela fé. E pela fé recebeu a justificação, tornando-se merecedor de todos os benefícios que conduzem à vida e à piedade. Mas isso não resolve o dilema: um justificado pode passar por necessidade e sofrer fome? Sim e não, de novo.  

Sim, porque nenhum de nós está isento de qualquer restrição comum a todos os homens. Nós sofremos e choramos como qualquer pessoa. O próprio Jesus Cristo passou por privações. Ele também passou por restrições intensas. Sofreu e chorou. Aliás, chorar não é nenhum problema nem vergonha, mesmo para os homens. Pelo contrário. Chorar faz bem. Põe para fora o que está aprisionado nos cristais.  

E, por outro lado, a resposta à nossa pergunta acima é não. Não, porque Deus, por sua infinita graça e misericórdia, não permitirá que qualquer de seus filhos padeça eternamente. Não. Todos os que creem em Jesus Cristo têm a certeza de que suas vidas estão mantidas e guiadas pelo doador da vida e de todos os recursos necessários para o viver. 

Então podemos concluir como o salmista: nenhum justificado por Jesus Cristo será desamparado pelo Senhor. Nenhum.  

Portanto, se você crê em Jesus Cristo você não está sozinho. Nunca. Ele estará com você sempre, em qualquer situação, ainda que no vale sombrio da morte. Ele estará com você. E ele cuidará de você. Ele providenciará o seu sustento diário, ele resgatará você da miséria espiritual, de um tremedal de lama, e o colocará no seu reino eterno.  Sua fome poderá durar alguns dias. Seu choro poderá durar alguns dias. Talvez uma noite. Seu sofrimento poderá se perpetuar por uns anos. Mas você não sofrerá eternamente. Talvez a dor persista e seja muitíssimo dolorosa. 

Às vezes até viver dói. E especialmente quando vamos ficando mais velhos. Dói. Não só as pernas, os braços, as costas. Mas a alma, a mente. Até sorrir dói às vezes. Mas apenas das constantes dores – para alguns mais do que noutros –, haverá um dia no qual Deus, ele mesmo, enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem luto, nem dor. Tudo vai passar. Tudo. A fé e a esperança passarão. Passarão porque já estaremos no lugar que sonhamos e esperamos. Haverá o amor. 

Ah... esse sim. Para sempre. O amor nunca acaba. Tudo na gente pode acabar, mas o amor não. Porque é amor é forte e suporta qualquer privação. O amor venceu a própria morte. Ele suportou a cruz. E vive. O amor vive. E porque vive, podemos crer no amanhã. 

Lá, onde não há choro. Lá, onde todos estaremos juntos. Um dia... um dia... então, o pão nosso que Deus no dá hoje será para sempre. Você não mendigará o pão, porque terá o “pão da vida”, o nosso Senhor Jesus Cristo, o pão que desceu do céu, para saciar nossa fome, nossas carências, nossa mendicância.

Coma do pão da vida! Saboreie-o com prazer e você encontrará o verdadeiro alimento para sua alma!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por