Wendell Lessawendell_lessa@yahoo.com.br

Família como fonte de alegria

Publicado em 10/05/2023 às 20:00.

Famílias que reconhecem os benefícios de Deus são alegres e espalham essa contagiante alegria em todo lugar e para todas as pessoas ao redor. Elas são convictas de que Cristo é o motivo básico para tudo que fazem. Um coração alegre é ilimitadamente grato. 

A família criada por Deus com base no amor se caracteriza pela alegria constante em cada coração e em cada rosto. Deus nos criou para que possamos nos alegrar nele e em todos os benefícios que ele nos dá diariamente: “O justo se alegra no Senhor e nele confia” (Salmo 64.10). “Cantem de júbilo e se alegrem no Senhor” (Salmo 35.27). Devemos sempre nos alegrar pelos benefícios que recebemos do Senhor. 

Essa alegria, contudo, não é algo natural ou motivada pelas situações. O profeta Habacuque, por exemplo, tinha motivos circunstanciais para estar abatido e triste, contudo ele declarou: “Ainda que a figueira não floresça e não haja frutos nas videiras, ainda que a colheita de azeitonas não dê em nada e os campos fiquem vazios e improdutivos, ainda que os rebanhos morram nos campos e os currais fiquem vazios, mesmo assim me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus de minha salvação!” (Habacuque 3.17-18). O profeta sabia que sua alegria não deveria depender de circunstâncias naturais, porque as situações mudam sempre. Nossa alegria deve depender da certeza que temos de ser Deus o nosso Senhor e Salvador. 

Mesmo compreendendo nossas deficiências e a possibilidade de nos vermos entristecidos pelos eventos de nossa vida, as Escrituras constantemente nos exortam à alegria. São vários os textos bíblicos que nos sacodem e nos põem para cima, para olhar para cima e para frente: “Alegrem-se sempre” (1Tessalonicenses 5.16). Neemias disse ao povo para festejar, com comidas e bebidas, em razão das vitórias do Senhor e disse ao povo: “A alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10).

Jesus Cristo veio para nos dar vida e em abundância (João 10.10). E ele claramente disse que essa vida abundante nele representa um estilo alegre, pleno e constante de regozijo e exultação: “Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos” (João 17.13). E o apóstolo Pedro nos exortou afirmando que, embora tenhamos que passar por aflições por um tempo, o que está dentro de nós, pelo poder do Espírito de Cristo que em nós habita, é a plenitude da alegria (1Pedro 1.6). Estamos guardados pelo poder de Deus, por isso devemos estar constantemente alegres, ainda que passemos por um vale sombrio como a morte (Salmo 23.5).

Há momentos alegres, mas há também momentos muito tristes (Eclesiastes 3.4). Há momentos em que parece não haver nenhuma alegria, pelo que devemos clamar ao Senhor como fez Davi (Salmo 51.12). Em qualquer desses momentos, porém, eufóricos ou depressivos, o cristão tem a consciência de que Deus jamais o desamparará (Filipenses 4.19), pois Cristo já venceu a luta e o fez mais que vencedor (Romanos 8.37). E se Deus é por nós, quem ousará se opor a nós? Nada, nem pessoas nem situações, por mais crueis e pesarosas que sejam (Romanos 8.31-39). Nossa alegria está no Senhor e na salvação que ele providenciou para nós. 

Famílias que reconhecem os benefícios de Deus são alegres e espalham essa contagiante alegria em todo lugar e para todas as pessoas ao redor. Elas são convictas de que Cristo é o motivo básico para tudo que fazem. Um coração alegre é ilimitadamente grato. Ele é grato a Deus pelo perdão de sua alma e é grato às pessoas a quem sabe que deve amar. A alegria do Senhor preenche seu coração e sua alma e o faz amar sincera e abundantemente. Famílias amorosas são sempre alegres, pois a alegria é resultado do genuíno amor. 

Uma família que aprende a se alegrar em Cristo, sentir seu carinho, perceber seu cuidado, experimentará o genuíno alimento que sacia nossa fome (1Pedro 2.2) e nossa sede (Salmo 42.1). Nosso relacionamento com Cristo será sinceramente construído, em plena certeza de fé em suas promessas e firmemente, sem vacilos (Hebreus 10.22) e essa condição produzirá alegria perene.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por