Respeito por elas

06/03/2021 às 00:40.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:20

Tempo de celebrar vitórias e de refletir sobre o papel da mulher na sociedade, seus anseios e desafios. O Dia Internacional da Mulher é celebração e também luta por direitos, por políticas públicas que de fato se traduzam em igualdade de oportunidades e respeito. Como tenho dito por onde ando, está sobre os ombros da mulher o peso de superar as dificuldades cotidianas, pois não é nada fácil administrar seu tempo entre atividades familiares, profissionais e sociais, sem falar que precisam enfrentar a discriminação, o preconceito e, em tempos de pandemia, o aumento da violência em casa.

Apesar disso, a mulher de hoje demonstra ser forte, ousada e firme na tomada de decisões, persuasiva e não autoritária; habilidosa para negociar. Possui talento nato para se comunicar, capacidade para ler nas entrelinhas e fazer análises que vão além do famoso sexto sentido. Identificam problemas e buscam soluções. Por isso, é importante fortalecer ações que promovam o empoderamento político das mulheres no Brasil, porque em outras áreas, inclusive as consideradas reduto masculino, as mulheres já encontraram espaço. Segundo dados do IBGE, as mulheres já superaram os homens em escolaridade. 

Meu compromisso, ao longo da minha trajetória de educadora e enquanto deputada federal, sempre foi trabalhar para mostrar que nós mulheres podemos ser o que desejarmos e podemos chegar onde nossos sonhos nos levarem. Tudo isso, passa pelo endurecimento das leis contra a violência doméstica e de gênero, já que, apesar dos avanços alcançados com a promulgação da Lei Maria da Penha e a aprovação da alteração do Código Penal e da Lei de Crimes Hediondos, considerando homicídio qualificado o assassinato de mulheres em razão do gênero (feminicídio), a violência não cessou. 

Exemplos de mulheres fortes e grandiosas não faltam. Outra figura é a professora Heley de Abreu Batista, de 43 anos, que morreu queimada tentando salvar crianças em uma escola infantil em Janaúba, após o vigia da creche atear fogo nas crianças e em si. 

Portanto, continuarmos atentas e firmes no propósito de promover ações que garantam a integridade física, moral e social da mulher brasileira, é necessário para que novas vitórias possam ser celebradas, é passo determinante para solidificar os preceitos democráticos do país.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por