No mês de agosto, celebramos o Dia do Psicólogo no Brasil, data da regulamentação da profissão pela Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Essa lei proporcionou aos profissionais respaldo jurídico para oferecer cuidado qualificado à população e destacou a importância da atuação ética e técnica.
A regulamentação facilitou a padronização da formação, emissão de registro profissional e responsabilidade profissional, fortalecendo a confiança da sociedade nos serviços psicológicos e promovendo a proteção dos direitos dos indivíduos.
O dia 27 de agosto deste ano foi escolhido para celebrar também os 20 anos do curso de Psicologia da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI. O curso, desde a sua criação, tem contribuído para alcançar capilaridade no acesso ao profissional de Psicologia na região do Norte de Minas. Um curso idealizado e desenvolvido por profissionais da própria região, com um currículo cuidadosamente contextualizado às especificidades locais e alinhado às atuais exigências da profissão.
Ao longo das décadas, a psicologia brasileira se desenvolveu de modo profundo e diverso, com a sociedade demandando a atuação do profissional de Psicologia em espaços cruciais na educação, saúde, trabalho e etc. E os egressos do curso de Psicologia da FASI têm preenchido as necessidades de psicólogos na região, destacando-se pela formação de qualidade e experiência em diversos campos de estágio, nas políticas públicas, no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, na clínica-escola e em diversas parcerias com projetos que ofertam assistência à sociedade.
O curso de Psicologia comemora 20 anos de existência, oferecendo profissionais qualificados para o Norte de Minas. Essa trajetória marca a presença crescente da psicologia em políticas públicas de saúde, desenvolvimento social, educação, terceiro setor e na demanda por atendimentos particulares.
Sou prata desta casa, sinto-me orgulhosa por ter sido formada por essa instituição que prima pela qualidade e pelo compromisso com a comunidade.
Parabéns a todos os psicólogos brasileiros, e em especial, aos profissionais de Psicologia do Norte de Minas, que estão escrevendo a história da Psicologia no nosso SERTÃO NORTE-MINEIRO.
*Psicóloga