Falar sobre os 20 anos do curso de Psicologia da FASI é emocionante, pois é falar da minha própria história, já que há 18 anos participo do cotidiano dessa instituição. Entrei no curso como acadêmico do 4º período e tive a sorte de fazer parte de uma turma que muito me acolheu – temos excelentes histórias para contar. Pouco tempo após a formatura, iniciei a minha trajetória como professor, exercendo a arte de formar profissionais de excelência no fazer psi.
Tendo trabalhado em diversas áreas, venho-me aprimorando como profissional – isso faz parte da docência, pois mais aprendemos do que de fato ensinamos (se é que ensinamos). Acredito que a educação é uma construção conjunta, advinda do encontro que busca um objetivo em comum: promover bem-estar, saúde e qualidade de vida para todas as pessoas.
Trabalhar com a Psicologia é tentar fazer com que cada sujeito se entenda, é lidar com o possível, encarando a própria realidade, ainda que o mundo lhe diga o contrário. A busca por aquilo que se quer e que se é precisa ser pilar da nossa vida profissional e pessoal, gerando uma sociedade mais equânime, na qual todas as diferenças importem e sejam consideradas.
Lembremo-nos do que apontam os Princípios Fundamentais do nosso Código de Ética Profissional (CFP, 2005): a/o profissional da Psicologia “baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano”, contribuindo para “a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, a partir de uma análise crítica e histórica da realidade, que considere as relações de poder existentes naquele contexto. Esse é o nosso compromisso social, pois o trabalho ético de quem escolhe a Psicologia é a base para se levar este saber a todos os lugares, respeitando as subjetividades e desfazendo preconceitos e fórmulas mágicas.
Para além do que é acadêmico, na Psicologia FASI encontrei grande parte das pessoas mais importantes da minha vida, verdadeiros presentes que carrego comigo. Agradeço-a e parabenizo-a pela contribuição que tem feito à sociedade, modificando para melhor a vida de muita gente.
*Psicólogo e docente da FASI