Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Zema e a segurança

Publicado em 21/06/2024 às 00:00.

Diante do desastre que foi a gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT), principalmente no tratamento e atendimento aos profissionais da área de segurança, os policiais acreditavam que com a gestão do governador Romeu Zema (Novo) a história seria diferente. No primeiro mandato houve a justificativa da necessidade de recuperar as finanças do Estado. Com isso, os profissionais da segurança mais uma vez deram um voto de confiança ao atual chefe do executivo, acreditando nas promessas. Hoje a revolta é geral uma série de razões a começar pela baixa remuneração e péssimas condições de trabalho.
 
Aumento da criminalidade
A segurança de Minas que era utilizado como propaganda do Governo do Estado, principalmente pelos baixos índices de criminalidade, hoje deixou de ser uma realidade. Além do aumento no número de ocorrências, principalmente homicídio, a desmotivação toma conta da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, tanto pelo baixo salário, como pela falta de estrutura. Para complicar, Zema (Novo) cruza os braços em relação a determinadas posições na esfera do judiciário. Tem sido comum bandidos serem considerados a vítima.
 
Repensando a imprensa
No início da minha carreira jornalística imaginava que no futuro a imprensa assumiria o papel da guardiã da verdade, com apresentação de notícias completas com começo, meio e fim. Isto sem contar com a isenção e o olhar técnico que é necessário na profissão. Hoje, além de não seguir a regra, a maioria posta, ou divulga notícia sem a preocupação de acompanhar e apresentar o resultado final. No caso específico de emissoras de TV tem sido comum o apresentador, ou repórter opinar em notícias meramente informativas.
 
Campanha sem direção
Postagem sem direção

Antes mesmo da apresentação de nomes na disputa eleitoral deste ano, alertamos os pretendentes de que a sobrevivência de uma campanha majoritária passava pela escolha de um bom contador e uma boa equipe de marketing que entenda de política. Agora mesmo, temos acompanhado postagem de pré-candidatos a prefeito sem qualquer direção e fora de tempo. É preciso saber para quem você está enviando a mensagem e qual é a etapa do momento. Neste período de pré-candidatura, além de se apresentar para o eleitor é válido a abordagem e apresentação de alguns temas realizados. Não é momento para apresentar apoio desta ou daquela figura política. Este procedimento só é importante após as convenções e no decorrer da campanha.
 
Mensagem dirigida
Quando as críticas e elogios são verdadeiras é sempre importante levar em consideração. Entretanto, quando faz a crítica pela crítica, mas acompanha a coluna, penso que no fundo é mais uma admirador e um fã do trabalho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por