É maior do que possa imaginar o grau de descontentamento dos servidores da área de segurança em relação ao governador Zema (Novo). Depois de ter vetado o reajuste que ele próprio prometeu e que foi aprovado pela ALMG, anuncia que não tem data para o pagamento da primeira parcela do salário, o que definirá somente depois do dia 15 deste mês. A indignação é maior pelo fato de já ter disponibilizado o pagamento integral e, com o reajuste, para o Judiciário, Ministério Público e Assembleia Legislativa. É justamente quem momentaneamente está fora de suas atividades, devido ao Covid-19.
Posse de Claudim
O vereador Claudim da Prefeitura, que no início da atual legislatura se afastou da vaga na Câmara Municipal para assumir a Secretaria de Administração, reassume a vaga no legislativo nesta manhã de sexta-feira. O ato acontece às 10 horas, no gabinete do presidente Marcos Nem. Em decorrência da necessidade do isolamento social, provocado pelo Covid-19, será um evento simples, sem a presença de público.
Marly ou Júnior
Em face do retorno ao legislativo de Montes Claros do vereador Claudim da Prefeitura (Cidadania), a vereadora Marly do Povo (PDT), como suplente que assumiu vaga com o afastamento do vereador Lega Policial, deixa a Câmara. Vale lembrar que o vereador Júnior Martins (Cidadania) continua naquela casa na condição de suplente. Ele também foi beneficiado com o afastamento do vereador Lêga.
Novo secretário
Até a tarde de ontem (2) o prefeito Humberto Souto, não havia se manifestado sobre o nome que responderá pela Secretaria de Administração, em substituição a Cláudio Rodrigues (Claudim da Prefeitura) que hoje reassume a sua vaga na Câmara de vereadores. A informação é de que somente na próxima semana o assunto será tratado.
Número de filiado
Uma curiosidade na política de Montes Claros é de que até o dia de ontem, nos 32 partidos, o número de filiados era de 19.600. Com a janela de transferência e de filiação encerrando neste sábado, para quem quer for disputar o pleito, estes números sofreram mudanças.
Projeção de votação
Baseado nos últimos pleitos eleitorais em Montes Claros, tudo indica que o desenho da votação continuará o mesmo este ano. Em 2016, 43 candidatos tiveram de 400 a 700 votos. De 700 a 1.000 votos foram 21 candidatos. De 1.000 votos até os eleitos, foram apenas 32 candidatos.
