Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Walmir Morais

Publicado em 05/09/2025 às 05:31.

Não tem como deixar de comentar sobre o falecimento de Walmir Morais de Sá que tive oportunidade de conhecer ainda quando era proprietário da Construtora do Norte e depois se enveredou para a carreira política. Morais foi eleito por quatro mandatos como presidente da Amams e quatro vezes prefeito de Patis. Na direção da Amams permaneceu por dois mandatos, deixando a função no ano passado. Independente do cargo que exerceu, Walmir conseguia transitar com facilidade em todo cenário político, independente da coloração partidária. Um exemplo é que conseguiu neste período eleger seus sucessores, seja na prefeitura seja nas entidades. Enfim, tive oportunidade de trabalhar com ele tanto na assessoria da Amams, como do Cimams, respondendo principalmente pela parte de cerimonial.

Apreensão
Fonte ligada ao empresariado comentou a coluna de que estão apreensivos em relação ao futuro em decorrência da taxação de 50% imposta pelo presidente Trump aos produtos brasileiros comercializados com os Estados Unidos. Segundo informou, no caso específico de Montes Claros projetos em vias de serem concretizados estão com as conversas paralisadas pela incerteza do que possa acontecer.

Novela Kalil
A cada mexida no tabuleiro da política de Minas Gerais as caras dos protagonistas da sucessão estadual começam a aparecer de forma clara. A decisão do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, de deixar o PSD para filiar no PDT mostra que ele pensa de fato em ser candidato ao Governo de Minas com apoio da esquerda, já que jamais será candidato da direita. Outro ponto é que ele sabe que não conseguiria legenda no PSD, onde está filiado Rodrigo Pacheco que também deve ter dificuldade de legenda na agremiação. Uma outra conclusão que podemos tirar é que não existe espaço para duas candidaturas da esquerda, o que aumenta ainda mais as especulações de que o projeto de Lula (PT) para o senador Rodrigo Pacheco é outro.

Barragem de Juramento
Depois da construção das adutoras no Rio Pacuí em Coração de Jesus, no Rio São Francisco em Ibiaí, o nível de água no Rio Juramento para o abastecimento da população de Montes Claros deixou de merecer os holofotes da imprensa. De qualquer forma vale as informações enviadas à coluna pelo amigo Ponciano. Segundo ele, a Barragem de Juramento terminou o mês de agosto com 75,64% da sua capacidade, sendo 2,50 metros abaixo da cota máxima. Vale salientar que a cidade é abastecida por seis captações.

Bíblia
O texto de Êxodo capítulo 19:21 diz o seguinte: “Procure entre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens que amam a verdade e odeiam a corrupção. Coloque-os como chefes do povo”. É uma pena que este não é o pensamento da maioria do eleitorado brasileiro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por