Logotipo O Norte
Quarta-Feira,20 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Voto Legenda

Publicado em 27/09/2024 às 00:00.

Iniciamos no dia de ontem uma análise em relação às candidaturas na proporcional em Montes Claros. É fato que até o dia da eleição (6 de outubro) ajustes e novas leituras fazem parte do processo. Um dos pontos difíceis de aferir é o chamado voto de legenda que poderá inclusive ser responsável pela alteração no resultado final. É importante que o leitor entenda como funciona o voto legenda. Ele acontece em suas situações. A primeira e mais comum acontece com eleitor menos esclarecido que usa dois dígitos tanto para o candidato a prefeito, quanto no local destinado ao voto para vereador. O caso consciente é quando por questões ideológicas, ou para prestigiar os candidatos do partido, o eleitor também usa os dois dígitos nos locais destinados a candidatura na majoritária e na proporcional. Vale lembrar que quanto melhor avaliado o candidato a prefeito maior o índice de voto na legenda.
 
Eleição no MDB
Dentro do compromisso de trazer ao leitor as chances dos candidatos dentro de cada partido, hoje chegou a vez do MDB que não coligou na majoritária liberando os candidatos a vereador a seguirem rumo próprio. O primeiro desenho mostra que a atual vereadora Maria Helena Lopes deverá ser a mais votada dentro da agremiação. O partido que deve eleger dois vereadores assiste uma disputa acirrada que coloca no holofote do processo Dr. Valdivino e Ailton do Village. É possível perceber que alguns candidatos dentro da agremiação estão bem avaliados e não será nenhuma surpresa se aparecerem bem na reta final do processo. Entre os candidatos podemos citar Dr. Émerson, Josias Freitas e Ataíde Taidim. Vale lembrar que ainda não é possível enxergar a possibilidade do partido conseguir emplacar mais um nome na sobra.
 
Eleição no PP
No quadro do PP estamos enxergando que a agremiação vai eleger um candidato a vereador direto com possibilidade de eleição de outro nome na sobra. Tudo vai depender dessa reta final. No holofote do processo aparece a disputa acirrada entre os vereadores Júnior Martins e Valdecy Contador. Fora os dois candidatos, apenas Célio Ica da Saúde até o momento conseguiu colocar um pé dentro do processo. Neste momento a leitura mostra que o PP terá uma boa sobra.

Feridas no processo
Não tenho nenhuma dúvida de que a disputa majoritária em Montes Claros já está encaminhada e que a preocupação de alguns segmentos da sociedade tem sido com relação a feridas que possa ficar após o pleito. Um dos setores envolvidos na questão é a saúde. Independente do resultado, a expectativa é que os ataques e as ofensas proferidas na campanha não continuem sendo alimentadas após o pleito. Independente de eleição, o setor de saúde pede socorro e compreensão da classe política.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por