Logotipo O Norte
Terça-Feira,22 de Outubro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Visita de Lupi

Publicado em 27/06/2024 às 00:00.

Leitores querendo saber qual a importância da visita, neste sábado, do ministro da Previdência e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, a Montes Claros, para participar de encontro regional do seu partido. Primeiro é preciso entender que numa eleição municipal o sentimento é local e a influência do cenário nacional acontece quando envolve o mundo ideológico. Daí, a visita de Lupi é entendida como interesse da cúpula pedetista na performance eleitoral do pré-candidato a prefeito Délio Pinheiro (PDT), já pensando no pleito eleitoral de 2026. Já para a coordenação da campanha de Délio demonstra prestígio bem como possibilidade de conseguir maior estrutura financeira para tocar a campanha.
 
Importância de Lula
Se existe dúvida em relação a importância da visita a Montes Claros, no sábado, do ministro e presidente afastado do PDT Carlos Lupi para a campanha de Délio Pinheiro, o mesmo acontece com a visita de Lula (PT), para a campanha a prefeito de Paulo Guedes (PT). Neste caso, além da mobilização da esquerda em torno da campanha, mostra também o prestígio de Guedes junto ao grupo do presidente da República. Na verdade, o pano de fundo é mesmo mostrar que apesar dos resultados das pesquisas a candidatura petista no município tem como crescer, mas precisa de estrutura financeira pesada para enfrentar os adversários. Hoje, nas pesquisas de consumo interno que vem sendo realizadas na cidade, Paulo aparece na quarta colocação.
 
Candidatura do PMN
Um dos assuntos da política de Montes Claros nos últimos dias é a sustentação da pré-candidatura a prefeito de Fábio Máquinas (PMN). Na semana passada ele gravou vídeo falando que concorrer à prefeitura do município é um dos seus sonhos. Ele chegou a pedir ao deputado federal Marcelo Freitas (UB) que permita que isto aconteça. Ninguém entendeu pelo fato do parlamentar pertencer a outro partido. O que existe de fato nos bastidores é que as chances de Fábio ser candidato são quase que nulas. De fato, Freitas, que é presidente do União Brasil no Estados, discute com a direção do PMN a possibilidade do partido fazer parte das agremiações que apoiam a candidatura de Guilherme Guimarães (UB), o que está praticamente definido.
 
Ultimo colocado
A Leitura da retirada do pré-candidato Fábio Máquinas (PMN) na disputa à prefeitura de Montes Claros tem uma razão lógica, se tratando de estratégia de campanha. Primeiro é que entre os concorrentes a previsão é que ele termine na última posição. Desta forma, a sua participação não altera em nada a disputa. O outro ponto é que a saída de Fábio desidrata um dos concorrentes diretos na disputa que passará a assumir a bandeira de último colocado nas pesquisas de intenção de voto, ficando fora de combate.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por